Tempo para reflexão

Palestra aborda relação entre educação e democracia

No dia 6 de maio, o professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, da USP, proferiu a palestra “Democracia e educação: os efeitos simbólicos de uma palavra”. O evento marcou o início da Trilha Formativa 4, que integra o conjunto de ações que o Colégio vem oferecendo aos seus educadores, visando ao debate produtivo sobre temas essenciais à prática pedagógica. As trilhas são compostas por palestras e por reuniões de estudo. O encontro foi mediado pelas professoras Mônica Torkomian e Aline Ferreira.

O professor, no início de sua fala, lembrou os ensinamentos de Sócrates, para quem o questionamento e a reflexão tornavam os cidadãos atenienses melhores. O filósofo destacava a importância da scholé (palavra que dá origem ao termo “escola”), que significa um tempo livre da produção a fim de que nos libertemos das nossas certezas. O palestrante enfatizou a necessidade de que exista esse tempo de reflexão e de que as práticas docentes sejam examinadas. “Uma docência não examinada, não questionada, não merece ser exercida”, afirmou.

Na sequência, parafraseando o poema Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, José Sérgio apresentou a democracia como “essa palavra que o sonho humano alimenta” e destacou a frase aristotélica de que “o homem é um ser dotado de logos”, lembrando que “logos” significa “palavra”, no sentido de discurso. O professor abordou, então, o conceito de democracia, regime no qual todos deveriam ter logos, ou seja, poder de fala.

Segundo o professor, um dos grandes problemas da atualidade é a mentira deliberada como arma da política. Embora esse uso não seja novo, a intensificação dele configura-se como um ataque à democracia. Para José Sérgio, o efeito fundamental dessas mentiras é destruir a capacidade de confiar no que as palavras dizem, é abalar os critérios mínimos de distinção entre o verdadeiro e o falso. “As palavras operam milagres, mas também desastres”, afirmou.

Assista ao vídeo.

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