Transmissão e apropriação de conhecimento em ciências humanas

Inscreva-se aqui!

Há décadas, as produções sobre o ensino de História consolidam a ideia de uma oposição entre a transmissão e a construção do conhecimento, como se ambas fossem mutuamente excludentes.

Na conferência, a transmissão será caracterizada como uma problemática não resolvida, na medida em que persistem práticas centradas na localização e na reprodução de informações.

Com base em 25 anos de investigação didática colaborativa entre pesquisadores e docentes, Beatriz Aisenberg apresentará modalidades de práticas em sala de aula que articulam a transmissão do conhecimento histórico com o trabalho construtivo dos alunos. A pergunta central deixa de ser “transmitir ou construir?” e passa a ser “quais práticas em sala de aula favorecem a articulação entre a transmissão do conhecimento e sua apropriação significativa por parte de todos os alunos?”.Para refletir sobre esse desafio, a palestra percorrerá três práticas entrelaçadas que se mostraram especialmente férteis: a reflexão durante a leitura compartilhada de textos, a análise das fontes primárias e a produção escrita.

O evento será mediado por Kelly Araújo, professora de História no Ensino Médio do Colégio Santa Cruz.

Haverá tradução simultânea do espanhol para o português. Para acompanhá-la, é necessário trazer fones de ouvido e celular, com o Zoom instalado.


Beatriz Aisenberg é licenciada e doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA).

É pesquisadora do Instituto de Investigações em Ciências da Educação (IICE, F.F.yL, UBA), onde dirige, desde 2000, projetos de uma linha de investigações didáticas que abordam relações entre o ensino e a aprendizagem escolar de História em práticas de leitura, de escrita e de análise de fontes em sala de aula. Desde 2012, os projetos desenvolvem-se em um trabalho colaborativo entre docentes e pesquisadores.

Coordenou investigações de desenvolvimento curricular em Didática das Ciências Sociais na Secretaria de Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires e em um sindicato docente (SUTEBA).

De 1986 a 1999, participou de investigações psicogenéticas sobre a construção de conhecimento social (Faculdade de Psicologia, UBA).

Foi, durante 25 anos, professora no Departamento de Ciências da Educação (F.F.yL, UBA). Ministrou seminários em cursos de pós-graduação de diversas universidades sobre ensino e aprendizagem das Ciências Sociais. É autora de inúmeras publicações.

arrow_back Voltar para Notícias