Percurso formativo: presenças indígenas e africanas em nossa língua

Que língua portuguesa é essa que falamos todos os dias, em situações informais e formais? Desde as primeiras palavras de uma criança até construções linguístico-discursivas mais elaboradas, com que recursos da língua materna contamos em situações de fala e escrita? E mais: quais influências linguísticas, sociais e culturais estão em jogo quando interagimos por meio dessa forma específica de linguagem? 

Este percurso formativo em 4 encontros propõe aos participantes reflexões sobre como se deu a formação da nossa língua, jogando luz sobre as influências das línguas indígenas e africanas que também interferem na nossa visão de mundo.

Convidada

Paula Parisi é doutora em Linguagem e Educação pela FEUSP e tem especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae. É formada em Letras pela FFLCH-SP, com graduações em Português, Francês e Linguística. Ao longo de sua carreira como educadora, foi professora de Língua Portuguesa e também assessora em diferentes escolas particulares de São Paulo. Nos últimos 25 anos, tem atuado na formação de professores em diversos programas voltados para o desenvolvimento das aprendizagens na educação pública, especialmente em cidades das regiões Norte e Nordeste. 

arrow_back Voltar para Notícias