Ação Social

Ação Social está presente desde a fundação do colégio, é parte da essência do Santa Cruz e um dos pilares do seu projeto pedagógico.

É uma atividade curricular, coordenada pela Pastoral em parceria com os cursos, que visa a sensibilizar os alunos para questões e realidades sociais diversas e mobilizá-los para desenvolver uma intervenção social prática e transformadora.  

O trabalho social é voluntário e oferecido do 6o ano do Ensino Fundamental 2 até o Ensino Médio.

“A escola faz um forte convite para que os alunos participem, ao longo dos anos, de pelo menos um semestre de ação social”
Joana França (diretora do Fundamental 2).

Ação Social no Fundamental 2

Parte integrante das Atividades Complementares de contraturno, a Ação Social pretende ser mais do que uma experiência pontual, constituindo-se como um espaço de reflexão e atuação transformadora.  

Na fase de pré-campo, discute-se sobre o que é ser um voluntário, sobre as instituições parceiras, sobre as faixas etárias que são alvo dos trabalhos e sobre as questões socioambientais envolvidas.  

Os projetos são desenvolvidos com as instituições parceiras a partir das necessidades levantadas.   

A Ação Social é organizada em temáticas, e as atividades são oferecidas aos alunos de diferentes séries, possibilitando aos alunos a criação de novos vínculos.  

Temáticas

Desenvolvimento Infantil:  alunos desenvolvem atividades pedagógicas com crianças de 2 a 4 anos que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEI). Com base em estudos sobre as características da faixa etária e os principais aspectos do desenvolvimento infantil, os alunos elaboram atividades de artes e recreação, como leitura de histórias, dramatização, pintura, jogos educativos e práticas musicais.  

Educação Pública:  projeto com foco nas EMEIs, que atendem crianças de 4 a 6 anos, e escolas de Ensino Fundamental 1, que atendem crianças de 7 a 10 anos. Na EMEI, os alunos desenvolvem atividades recreativas com as crianças, planejadas a partir dos temas desenvolvidos com os professores da escola. A proposta é atuar de acordo com as necessidades levantadas em conversas com a instituição.  

Diversidade Cultural: o projeto compreende o estudo e a reflexão sobre as questões sociais vivenciadas por crianças e adolescentes de origens e costumes diversos. O contato com a aldeia indígena, localizada no bairro do Jaraguá em São Paulo, inicia-se pela visitação à região e conversas com lideranças da comunidade, com o objetivo de tomar conhecimento das condições socioeconômicas dessa população e refletir sobre o seu modo de vida. Na aldeia, os alunos desenvolvem atividades com as crianças de Ensino Fundamental 1 que estudam na escola local. Os encontros preveem a troca de aprendizagens entre culturas distintas.   

Sustentabilidade Urbana: a saúde ambiental e a preservação do meio ambiente são os principais focos de trabalho deste projeto, em que os alunos pesquisam e propõem ações educativas para desenvolver a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida. Os alunos estudam políticas públicas sobre o meio ambiente, visitam instituições e interagem com agentes que trabalham na área com a finalidade de elaborar ou participar de campanhas de conscientização.  

Ação Social no Ensino Médio

A Ação Social é uma atividade optativa, que tem como objetivo apresentar aos alunos voluntários uma possibilidade de atuação prática em um projeto que desperta consciência e atitudes solidárias, com foco na responsabilidade social, ambiental e política.   

A organização do trabalho social se dá em forma de núcleos, por temas: Criança e Adolescente, Cidade e Sustentabilidade e Saúde.  

Os percursos na Ação Social baseiam-se nos princípios da ação e da formação. Os estudantes são convidados a atuarem concretamente ao mesmo tempo em que aprendem sobre os temas por meio de uma lente ampliada: impacto na cidade, instituições e suas formas de atuação, pontos de vista.  

Alunos da 1ª, da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio têm a oportunidade de, em turmas multisseriadas, inscreverem-se em diferentes projetos, com instituições parceiras da escola, que muito contribuem para a formação de nossos estudantes.  

Núcleos

Criança e adolescente

• Projeto de mediação de leitura para crianças entre 0 e 4 anos no CEI Municipal Izabel Mendes de Castro: projeto em parceria com a Cruzada Pro Infância.   

• Projeto de mediação de leitura para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental 1 na Escola Estadual Victor Oliva. 

Saúde

• Participação dos alunos no Projeto DoaSom, no Centro de Humanização do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas, com visitas a crianças e adolescentes internados e suas famílias, envolvendo experiências musicais.  

Cidade e sustentabilidade

• Projeto Moradia e Habitação: em parceria com a ONG Teto Brasil, para construção de casas emergenciais. Os alunos participam, ainda, de visitas a uma república social, à comunidade Heliópolis e à ocupação 9 de julho. Também conversam com uma arquiteta urbanista.  

O objetivo do projeto vai muito além da construção das casas de emergência para famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. O direito à moradia digna não se resume a uma casa com 4 paredes e um teto, pois está necessariamente vinculado ao direito à cidade e aos seus equipamentos de cultura, saúde, educação e lazer”, afirma Sofia, coordenadora do projeto.  

• Refugiados: em parceria com a Missão Paz, alunos atuam em duas frentes, na brinquedoteca com crianças ainda não matriculadas em escolas e em rodas de conversa com pessoas que estão refugiadas, em português,  sobre temas diversos.   

• Projeto SAV: em parceria com a Congregação de Santa Cruz, alunos atuam nesse projeto de serviço de documentação para moradores de rua. Estudantes promovem rodas de conversa sobre temas diversos, contribuindo para o desenvolvimento do senso de pertencimento e cidadania.   

Galeria de fotos

Projeto Moradia com alunos do Ensino Médio
Alunos do Fundamental 2 na aldeia indígena Guarani
Alunas do Fundamental 2 participam do projeto de sustentabilidade com alunos da EE Prof. Victor Oliva
Alunos do Ensino Médio visitam a Ocupação 9 de Julho
Alunos do Ensino Médio em ação junto aos refugiados
Alunos do Ensino Médio na CEI Izabel Mendes de Castro em projeto de leitura
Alunos do Ensino Médio em projeto no Instituto da Criança e do Adolescente do HC
Mediação de leitura com alunos do Ensino Médio na EE Prof. Victor Oliva
Alunas do Fundamental 2 promovem atividades no ACTC – Casa do Coração
Alunos do Fundamental 2 produzem jornal eletrônico com alunos da EE Alfredo Paulino
Alunos do Fundamental 2 planejam a construção de horta com alunos da EE Prof. Victor Oliva