Era uma vez…

Alunos do Santa Cruz incentivam o contato de crianças pequenas com livros

No início do ano, um grupo de 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio reuniu-se na biblioteca, sob a orientação da professora Sofia Leopoldo, para conversar sobre a leitura e a contação de histórias para crianças. Juntos, leram obras infantis e discutiram questões referentes ao contato das crianças com os livros. “Pergunto se eles tinham mediação de leitura na infância, quem fazia essa mediação e quais eram seus livros favoritos”, conta Sofia.

Essa atividade faz parte da preparação dos estudantes para a ação social na creche Izabel Mendes de Castro, em Pinheiros. Lá, os alunos do Santa Cruz leem histórias para crianças de 0 a 4 anos. “A atividade convida o bebê a fazer parte desse universo simbólico”, afirma Sofia. “É um projeto de mão dupla, em que todos aprendem. Com essa ação, pretendemos sair da lógica do assistencialismo e da doação”, afirma Beatriz Mello, professora da Ação Social do Ensino Médio. Muitos pais das crianças da creche declaram, em depoimentos, que, devido a essa atividade, a criança passa a pedir livros em casa.

Esse tipo de ação também é desenvolvida por cerca de 20 alunos do 6º e do 7º ano, na Ação Social do Fundamental 2, sob coordenação dos professores Carlos Eduardo Neves (Caco) e Maria Alice Guimarães. Nesse caso, a contação de histórias é destinada a crianças de 2 a 4 anos no CEI Santa Luzia.  Caco explica que a ação está associada ao Programa Jaguaré Caminhos e retoma os princípios de compromisso social do Padre Roberto Grandmaison, não pautado no assistencialismo. Padre Roberto foi idealizador do Jaguaré Caminhos e dedicou 52 anos de sua vida ao bairro e aos seus moradores.

A orientadora educacional Suely Chusyd, responsável pela Ação Social do curso, destaca a preparação dos alunos para essa ação. “Eles fazem um ensaio de leitura dramatizada, trabalhando a entonação e o ritmo para contar a história”, afirma. Caco explica que, na preparação para a realização da proposta no CEI, procura-se fazer com que os alunos entendam melhor como é atuar com crianças pequenas. “Eles têm que refletir sobre o que é contar uma história para essa faixa etária, devem avaliar como podem usar o corpo e a voz para atrair as crianças”, diz. O planejamento também inclui a seleção de livros, com pesquisas na biblioteca. Os livros indicados pelos estudantes são avaliados no grupo.

Saiba mais sobre a Ação Social do Santa, assistindo aos vídeos:
Ação Social no Fundamental 2 e Ação Social no Ensino Médio.

arrow_back Voltar para Notícias