Práticas Esportivas

Organizadas nos eixos Conhecimento sobre o Corpo e Jogos, as práticas esportivas estão presentes desde a Educação Infantil, fase em que se inicia a experimentação de movimentos por meio de brincadeiras, circuitos motores e oficinas.

No Fundamental 1
Privilegiam-se as modalidades de atletismo, um esporte base, com atividades naturais e fundamentais do ser humano, como o andar, o correr, o pular e o arremessar. Além do atletismo, algumas modalidades consideradas não convencionais, como tchoukball, ultimate frisbee, floorball, corfebol e badminton, também têm espaço nas aulas.

A partir do Fundamental 2
Vôlei, basquete, handebol e futebol passam a fazer parte das aulas, assim como alguns jogos que trabalham dinâmicas diferentes, inclusive conteúdos ligados às nossas raízes indígenas e africanas, como hukahuca. Jogos como dodgeball (queimada americana), tchoukbal (jogo de passes e arremessos), floorball (espécie de hóquei sem patins), flag (pré-desportivo do futebol americano), kin-ball (jogo de território com bolas enormes), base 4 (pré – desportivo do basebol) estão presentes nos diferentes anos e contam com grande motivação de todos”

No Ensino Médio
Os alunos são mais autores de seu trajeto escolar, levando em conta suas múltiplas habilidades, seus interesses e seus projetos de vida. Nessa fase, já
experimentaram diversas atividades físicas e podem escolher aquelas que lhes deem satisfação, que contribuam para um estilo de vida mais ativo e saudável: atividades rítmicas e jogos; condicionamento físico; vôlei e jogos – os três mistos; e esportes coletivos.

Conhecimento sobre o corpo

Por meio de brincadeiras e atividades que trabalham com lateralidade,  formação da imagem corporal, alongamentos, resistência, cuidado e limites, os estudantes conhecem mais  sobre si mesmos.

Jogos

Por meio dos jogos, que envolvem esporte, danças, exercícios corporais e lutas, os estudantes experimentam a dimensão lúdica. Essas atividades também promovem a ampliação da capacidade de adaptação do indivíduo de maneira progressiva, engajada e significativa, pois quem joga se vê obrigado a rever e ajustar constantemente sua conduta a partir das situações e problemas relacionados ao espaço físico, ao tempo, ao ritmo, às habilidades motoras, aos objetos, aos limites e às regras.

Atividades esportivas – Educação Infantil e 1º ano
Voleibol feminino – Ensino Médio
Atividade Complementar EF 1 – Capoeira
Handebol masculino – Ensino Médio
Futebol masculino – Ensino Médio
Ensino Fundamental 2
Voleibol – Fundamental 1
Atividade Complementar EF 2 – Tênis
Educação Infantil
Basquetebol feminino – Ensino Médio
Atividade esportiva EF 1
Vôlei masculino EM
Atividade esportiva do Fundamental 2
Vôlei feminino
Atividade esportiva da Educação Infantil
Futebol masculino – Fundamental 2
Handebol masculino EM
Futebol feminino EM
Atividade Complementar EF 1 – Tênis
Ensino Fundamental 2