Oh, Minas Gerais

As cidades históricas de Minas Gerais foram o palco do estudo do meio realizado pelos alunos do 8º ano no mês de maio. No decorrer do mês de abril, os alunos participaram de atividades preparatórias que tinham como objetivo apresentar a história e expressões artísticas regionais mineiras.

Em campo, os alunos conheceram as cidades de Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Tiradentes, onde puderam observar a arquitetura colonial e ver de perto as obras do Barroco mineiro.

Em Ouro Preto, tiveram a oportunidade de vivenciar uma moçambicada, manifestação cultural religiosa, e visitar uma mina desativada e igrejas locais. Em Mariana, os alunos visitaram Paracatu de Baixo, um dos distritos atingidos pelo rompimento de uma barragem de rejeitos de minérios em novembro de 2015, e puderam conversar com moradores atingidos pelo desastre. Participaram também de uma oficina de pão de queijo oferecida pelo hotel e de uma oficina de policromia e douramento de anjos barrocos, guiada por um artista local.

Em Tiradentes, os alunos assistiram a um concerto de música barroca e aprenderam sobre a linguagem dos sinos. Em Congonha, visitaram o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde conheceram a sala de ex-votos, os Passos da Paixão e os Profetas de Aleijadinho.

Durante toda a viagem, os estudantes estiveram em contato com moradores que puderam transmitir parte dos costumes, tradições e valores da identidade popular mineira. O diálogo com a cultura local é uma oportunidade única para investigar as raízes da mineiridade, base para as atividades após o estudo do meio.

arrow_back Voltar para Notícias