“Ainda estou aqui”

Em visita ao colégio onde estudou, o autor Marcelo Rubens Paiva fala de sua obra, de suas lembranças da época da ditadura e da luta de sua família pelos direitos humanos

Com muito respeito e curiosidade, os alunos do 9º ano receberam o escritor Marcelo Rubens Paiva no teatro do colégio.
“Há 10 anos, o Conselho do 9º ano, motivado pela rememoração dos 50 anos do Golpe Militar de 1964, inseriu no currículo o Módulo Desafios da Democracia”, contextualiza a coordenadora pedagógica Fernanda Trindade Luciani.
O projeto, que envolve diferentes disciplinas, procura discutir o período da Ditadura brasileira (1964-1985) e seus desdobramentos econômicos, políticos e sociais para o país.
Entre os objetivos do projeto estão investigar as limitações e as ambiguidades das democracias, compreender a democracia como um processo em construção e analisar as marcas de memória do período ditatorial.
“Diferentes materiais são selecionados pelas disciplinas para embasar as discussões e a pesquisa em temas variados. Dois deles, o documentário “O Dia que Durou 21 anos”, de Camilo Tavares, e o livro “Ainda estou aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, destacaram-se no projeto, não apenas pela qualidade, profundidade e sensibilidade com que abordam esse período da história do Brasil, mas porque nossos alunos tiveram a oportunidade de conversar com Camilo e Marcelo, ex-alunos do Colégio Santa Cruz”, conta Luciana.
Na conversa com Marcelo, os alunos puderam fazer perguntas e aprofundar ainda mais a compreensão dos temas abordados em sua obra. Entre os assuntos que despertaram maior curiosidade, estavam as memórias de Marcelo do período da ditadura, como sua família se reestruturou após o desaparecimento e a morte de seu pai, Rubens Paiva, e os resquícios do regime militar no Brasil de hoje.

arrow_back Voltar para Notícias