Música por uma boa causa

Foram 560 ingressos vendidos, fora as doações, a venda de fotos (que esgotaram!) e o lucro das barracas de comida. Depois de um trabalho intenso, os alunos do 9º ano comemoram o resultado do PiauíFest, no último domingo, 29/10, evento criado para arrecadar fundos para a construção de um centro cultural para os moradores da comunidade quilombola da Lagoa das Emas.

“Os alunos me procuraram depois das férias dizendo que não haviam se esquecido da viagem ao Piauí e que gostariam de fazer algo para contribuir com a comunidade que tão bem os havia recebido”, conta Joana França, Coordenadora Pedagógica. “A partir daí, todos se envolveram em um conjunto de ações para, em pouquíssimo tempo, realizar um festival de música”, completa.

Trabalho em equipe

Comissões foram criadas e os alunos se dividiram para dar conta da organização do evento. “A ideia surgiu em agosto e tínhamos que fazer acontecer”, vibra Richard Timoner, do 9º C. Ele foi um dos que no domingo, às 10h30, já estavam no Colégio ajudando na montagem do palco, na passagem de som, na organização das barracas.

“A interação entre alunos e funcionários foi muito legal”, diz Maria Clara Capobianco, do 9º C. “Temos que agradecer demais a Silvana e a Patrícia, da secretaria do Fundamental 2, toda a equipe da manutenção e o Carlos Santos, que é inspetor do nosso corredor e disponibilizou 50% do lucro do food truck dele, que vendeu batata frita, hot dog e hamburguer”, ressalta Martin Buckup, do 9º C.

“Os professores também nos deram apoio antes do festival e, no dia, dançaram muito! O Marcelo Polleto organizou o palco e ficou com as bandas”, lembra Rafaella Fraia, do 9º D. A aluna também destaca a colaboração inestimável de Joana: “Ela encampou nossa ideia e esteve sempre disponível, envolveu a direção da escola e foi a cola que juntou tudo.”

Guilherme Germanos, do 9º B, lembra do apoio de alunos do Ensino Médio e também de ex-alunos que mantêm um grupo chamado “Somos Todos Capivaras”, que tem o objetivo de incentivar o turismo e conscientizar sobre as condições da Região do Parque Nacional da Serra da Capivara. “Eles nos ajudaram na organização, divulgação e ainda nos deram um importante feedback”, conta o aluno.

“O projeto não acaba aqui, o PiauíFest foi apenas o início da nossa mobilização. Agora queremos incluir também os alunos do 8º ano para que eles deem continuação ao projeto no ano que vem”, explica Maria Fernanda Alvares, do 9º ano C. “Vamos contabilizar o dinheiro arrecadado e entrar em contato com a Caritas, que já desenvolve ações na comunidade de Lagoa das Emas, para ver como viabilizar a construção do centro cultural. Também vamos ouvir os moradores do quilombo para saber o que eles querem que tenha lá”, explica Rafaella.

Dançando junto

Os próprios alunos se surpreenderam com presença de tantos pais, professores e funcionários no festival. “Todo mundo dançou junto. Foi uma energia muito boa e a roda no final da apresentação da Banda Gran Bazaar uniu todos nós”, diz Isabela Pacheco, do 9º D.

Além da Grand Bazaar, se apresentaram também as bandas Sequela, do Ensino Médio, Pseudo, do 9º ano e Sub-urbanos, formada por alunos do 7º e 9º anos e também do Médio.

No intervalo das bandas, os grupos de dança do Fundamental 2 também fizeram performances.

arrow_back Voltar para Notícias