Marcas da nossa história

Os alunos do 6º ano vivenciaram, no dia 10 de maio, a Manhã da Arqueologia, resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas de Artes, Música, Língua Portuguesa, Geografia e História. Eles assistiram à palestra sobre arqueologia brasileira,  proferida pela professora Carla Gibertoni (MAE/USP), e também à  palestra  sobre os primeiros habitantes do Brasil e a questão indígena na contemporaneidade, proferida pelo professor Prof. Francisco Rocha.

Além disso, os estudantes realizaram atividades sobre cultura material, música e marcas na paisagem e observaram peças retiradas da exposição “Formas de Humanidade”, do setor “Origens das Sociedades Indígenas”. As peças foram emprestadas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

No dia 11, complementando a Manhã da Arqueologia, os alunos tiveram um encontro com Marluí Miranda,  especialista em músicas indígenas. Eles cantaram algumas músicas e também conversaram sobre questões atuais que envolvem os índios.

A Manhã completou os estudos que os alunos vêm desenvolvendo nas aulas. Em História, eles têm discutido o livro “Os Primeiros Habitantes do Brasil”, do historiador Norberto Luiz Guarinello.

 

arrow_back Voltar para Notícias