Fatos históricos e cirandas no Dia da Mulher

Neste 8 de março, os intervalos do período da manhã foram marcados por uma série de iniciativas de alunas para lembrar o Dia Internacional da Mulher. Os eventos foram acompanhados por quase todos os alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio e pela equipe de educadores.

No Ensino Médio, os estudantes se reuniram durante o recreio para assistir a um vídeo sobre o Dia Internacional da Mulher, em que a socióloga Maria Lygia Quartim Moraes discute a importância da data para a história mundial. Em seguida, o microfone ficou aberto para as alunas relatarem experiências pessoais, declamarem poesia e debaterem a necessidade de todos se conscientizarem sobre os problemas de vivermos em uma sociedade machista.

As alunas de 6º e 7º ano se reuniram para ouvir de Mildred Aparecido Sotero, professora de Educação Física, a história do 8 de março. “Não se trata de comemorar, mas de aproveitar a data para discutir a condição das mulheres na sociedade e lutar por igualdade”, ela afirmou. Na sequência, o grupo fez uma ciranda, ao som de músicas que propõem o empoderamento feminino.

Foram distribuídas pulseiras, feitas pelas próprias alunas, como forma de estimular a solidariedade. “Algumas têm o símbolo da mulher”, conta Júlia, do 7º ano. E explica: “Todo mundo pode pegar uma, inclusive os meninos, para simbolizar nossa união na busca pela igualdade”.

Já as alunas de 8º e 9º ano prepararam uma intervenção com frases sobre a importância do feminismo, como “Não tenho oportunidades de emprego, nem salários iguais aos homens mesmo tendo a mesma formação” e “Se incomodam mais com as feministas do que com a violência contra a mulher”. Depois, cantaram e dançaram músicas com letras feministas, entoando em alto e bom som: “Lugar de mulher é onde ela quiser!”.

“As alunas tinham muitas ideias para o dia de hoje, então nós as ajudamos a pensar quais iniciativas seriam interessantes, tendo em vista o período do intervalo e o espaço da escola”, explica Joana França, diretora do Ensino Fundamental 2. No Médio, as propostas do Coletivo Feminista foram acolhidas pela equipe de direção.

As alunas combinaram de vestir preto hoje, para mostrar seu apoio, e havia cartazes espalhados pela escola com dizeres defendendo a igualdade de gêneros. Alunas e alunos do Ensino Médio foram ao Ensino Fundamental para acompanhar as iniciativas de 8º e 9º ano. Ao final, todos se juntaram na ciranda.

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