“Existem sons ásperos?”

Os alunos que estão cursando Artes Visuais tentaram responder perguntas como a do título no trabalho que é a atividade final do Projeto Estesia, no qual estudaram as maneiras que o corpo tem de saber e perceber o mundo.

No processo, os alunos saíram pela escola em um tipo de expedição, recolhendo impressões de alguns locais. De posse das anotações, em duplas ou trios, elaboraram um Mapa dessas impressões/sensações, utilizando materiais gráficos e aquarela.

O trabalho dialoga com alguns conteúdos estudados em Geografia. “Se em ambas as áreas há o mapear, em Visuais este mapeamento é poético pois atenta às questões das estesias, das formas de perceber relacionadas a uma maneira plena de estar e sentir o mundo”, explica a professora Tatiana Fecchio Gonçalves.

O resultado do estudo pode ser apreciado no corredor da série, onde estão expostos todos os mapas e as “questões” que funcionam como convites para reflexão. “Também é possível apreciar as fichas com os registros individuais das expedições feitas pelos alunos, bem como os desenhos preliminares dos mapas, que nomeei de ‘caminhos do pensamento’, pois revelam um momento importantíssimo desse fazer expressivo que foi a busca de uma imagem/metáfora síntese”, conta Tatiana.

arrow_back Voltar para Notícias