Ex-aluno faz palestra sobre seu trabalho na ONU

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio receberam, no dia 28 de fevereiro, o ex-aluno Pedro Mortara para uma palestra sobre sua atuação profissional em programas de ajuda humanitária no leste da África. Formado em 2003 no Colégio, ele se graduou em Relações Internacionais e Administração Pública e tem mestrado em Política Econômica Internacional. Atualmente vive em Juba, no Sudão do Sul, trabalhando como consultor do Programa Mundial de Alimentos (WFP – World Food Programme), da Organização das Nações Unidas.

A atividade dividiu-se entre uma introdução a respeito da geopolítica africana, feita pelo professor de geografia José Raimundo Souza Ribeiro Jr., a exposição de Mortara e uma sessão de perguntas colocadas pelos alunos.

Além de dialogar com o tema da geopolítica, que integra o programa de Geografia para o 3º ano, a atividade antecipa pontos do currículo que serão abordados no segundo semestre, quando a África será tema das aulas. Está relacionada ainda com uma das disciplinas eletivas oferecidas neste semestre aos alunos dessa série – “Geografia da Fome”.

O aluno Arthur Itibrê, que frequenta o curso eletivo, mais concentrado no contexto nacional, afirma que um dos interesses da palestra foi ter mostrado um caso internacional relacionado com o problema da fome. Outro diz respeito às escolhas profissionais: “É uma realidade de trabalho muito distante para nós, mas a partir da palestra muitos colegas se viram no lugar de Pedro, imaginando ter um trabalho como o dele”, conta.

Gustavo Dias, também do 3º ano, concorda: “A palestra faz pensar em possibilidades de trabalho e de atuação voluntária para quando estivermos formados no Colégio”. Ele participou no ano passado de uma simulação da ONU e teve a atenção especialmente despertada pela trajetória do palestrante – do Colégio Santa Cruz para a ONU – e pela concretude com que Pedro expôs os desafios e o contexto de seu trabalho.

arrow_back Voltar para Notícias