Atividades discutem problemas da nossa metrópole

No dia 19 de abril, os alunos do 8º ano viveram a Manhã Cidades, que encerrou um módulo de Geografia da série, com diversas atividades.

O evento começou com a apresentação do ensaio fotográfico “Experiências da cidade”, com imagens e textos produzidos pelos estudantes. Orientados pelo professor, os alunos criaram registros poéticos da metrópole, evidenciando suas belezas e seus problemas.

Na sequência, assistiram o documentário “Por um fio”, de Saturnino Rocha, que aponta problemas e soluções relacionados à sustentabilidade.

Em sala de aula, houve debates sobre assuntos polêmicos de São Paulo, como as ciclovias, a Paulista aberta aos domingos, o Minhocão e o Parque Augusta.

No teatro, grupos de alunos apresentaram trabalhos sociais que realizaram pela cidade, como ações com comunidades indígenas que vivem no nosso perímetro urbano.

Para encerrar, ocorreu a palestra da urbanista e professora Raquel Rolnik, que abordou o histórico do planejamento urbano da cidade desde o Plano Prestes Maia, apontando as origens do deslocamento da população mais pobre para áreas periféricas, sem a infraestrutura básica adequada, e dos problemas do transporte público da cidade.

arrow_back Voltar para Notícias