Arte e História

Tratar das “permanências e transformações na arte” a partir do estudo do acervo permanente do MASP foi o que motivou a parceria realizada entre o professor de Artes Visuais, Rodrigo Guimarães, e a professora de História, Kelly Araújo.

As visitas dos alunos do 7º ano ao MASP – Museu de Arte de São Paulo – ocorreram na última semana de setembro. Segundo Rodrigo, foi desenvolvida “uma proposta de análise das obras com o objetivo de trabalhar o conceito de curadoria e da montagem de uma exposição de arte”.

Para tanto, as propostas de trabalho percorreram campos diversos do conhecimento, como, por exemplo, a seleção de obras a partir de um eixo temático comum, o desenho de observação de obras consagradas, a leitura coletiva de imagens, a produção de um texto de curadoria e a compreensão do processo de construção de um acervo ou coleção de arte.

Durante a visita, após uma introdução coletiva no espaço do acervo, os alunos executaram dois percursos visuais, um com o professor de Artes e outro com a professora de História. Em seguida, circularam livremente pelo espaço do museu, escolheram uma obra, realizaram um desenho de observação e preencheram uma ficha com dados técnicos e com a análise interpretativa da obra escolhida.

 

 

arrow_back Voltar para Notícias