Viagem ao mundo nano

Para encerrar o semestre, os alunos da 3ª série do Ensino Médio que cursam a eletiva Nanotecnologia e os que fazem o Aprofundamento de Química foram convidados a visitar o Instituto de Química(IQ) da Universidade de São Paulo (USP).

Acompanhados pelos professores Delmárcio, Mitiko e Liegel, cerca de 20 estudantes passaram a tarde do dia 13 de junho nos laboratórios da USP.

Os alunos foram recepcionados pelo professor Henrique Eisi Toma, que conversou com eles sobre universidade e ciência. O professor explicou como a nanotecnologia está presente no nosso dia a dia e comentou um pouco sobre a evolução histórica das descobertas até se chegar ao atual estágio.Além disso, mostrou ao público a tabela periódica no saguão de entrada do bloco do IQ. Nessa tabela, com compartimentos envidraçados, há amostras dos elementos, alguns em estado raro. Como curiosidade, Toma contou que as características do estanho contribuíram para a derrota do exército de Napoleão na Rússia: o metal, a baixas temperaturas, é reduzido a pó, e os botões do uniforme dos soldados eram feitos desse material.

Na sequência, os alunos foram divididos em dois grupos e dirigiram-se aos laboratórios com o microscópio eletrônico de transmissão e com o microscópio eletrônico de varredura, cujos funcionamentos foram demonstrados pelos pesquisadores Alfredo Duarte e Fernando Menegatti. Eles mostraram como uma imagem é captada pelos microscópios e como é importante a análise que deve ser feita a partir dela. Menegatti também comentou sobre as dificuldades da pesquisa científica no Brasil.

Os estudantes ainda assistiram a uma apresentação sobre a célula solar, realizada pelos pesquisadores Robson Guimarães e Elton Nogueira e, por fim, a uma exposição sobre nanobiotecnologia, conduzida pelos pesquisadores Mayara Klimuk e Jorge Shinorara.

Durante toda a visita, os alunos fizeram anotações na ficha de estudo que receberam dos professores, com um roteiro de atividades e perguntas. Segundo Delmárcio e Mitiko, a atividade teve como objetivos apresentar aos alunos o ambiente da pesquisa científica e fazer com que eles conhecessem novos materiais, dispositivos e equipamentos.

 

 

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