“O antirracismo nos liberta da violência”

Palestra destacou a importância da escola no combate ao racismo

No dia 30 de abril, a professora Nilma Lino Gomes, da UFMG, proferiu a palestra “O papel da escola na construção da igualdade racial”. O evento marcou o encerramento da Trilha Formativa 2, que integra o conjunto de ações que o Colégio vem oferecendo aos seus educadores, visando ao debate produtivo sobre temas essenciais à prática pedagógica. As trilhas são compostas por palestras e por reuniões de estudo.

O encontro foi mediado por Clélia Rosa, assessora do Colégio, pela professora Mildred Sotero e pela diretora pedagógica, Débora Vaz.

Nilma Gomes destacou a importância da escola na construção de ações antirracistas, uma vez o racismo faz parte do nosso imaginário social, das nossas práticas cotidianas. Ela lembrou que as ações institucionais e as narrativas a que somos expostos são, muitas vezes, embasadas em uma visão biologizante, que inferioriza os negros e determina um padrão de ser humano que se pretende universal.

A professora destacou, ainda, que não é necessário ser o sujeito que sofre ações discriminatórias, que corrompem a dignidade humana, para lutar contra elas. “O antirracismo nos aproxima do princípio da justiça, e a justiça ultrapassa o plano da legalidade”, afirmou.

Ela explicou a singularidade do racismo brasileiro, que é ambíguo, o chamado “racismo do sim e do não”: ao mesmo tempo em que se nega o racismo, ele se afirma mais na sociedade.

A palestrante enfatizou a importância de se combaterem as violências cotidianas. “A história também é feita de resistências, não só de dominações”, declarou.

Assim, construir um currículo escolar antirracista não diz respeito apenas à incorporação de certos temas nele. Refere-se, sim, ao eixo que conduz as práticas escolares no sentido da não violência.

Assista à palestra.

arrow_back Voltar para Notícias