Mente sã, corpo são

Aula de yoga ajudou a diminuir o estresse de estudantes da EJA

Estudantes da Fase 8 da EJA (Educação de Jovens e Adultos) participaram, no começo do mês, de uma aula de yoga com a professora Ana Paula Marquese. No início, houve uma breve exposição sobre o histórico do yoga e, na sequência, foi proposta a automassagem com bolinhas de borracha. No final, todos apreciaram um relaxamento conduzido.

Segundo Ana Paula, a atividade, norteada pela ideia de que o yoga é a cessação das perturbações da mente, teve também o objetivo de mostrar que essa prática não é destinada somente a pessoas de bom poder aquisitivo. “A turma vibrou no final! Todas as pessoas, especialmente as mais fragilizadas nestes tempos tão sombrios, precisam de saúde mental para conseguir viver em equilíbrio, pois – como aprendi- o yoga tem uma mensagem para o corpo e para a mente”, comentou.

O professor Felipe Bandoni lembrou que o transporte público precário, o desemprego, as jornadas de trabalho cada vez mais longas e as poucas horas de sono geram estresse prolongado nos alunos. “Descobrimos que uma porcentagem alta dos estudantes dos Cursos Noturnos tem sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, queda de cabelo, crises de choro e irritabilidade, todos sinais de riscos para a saúde”, disse.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Eu me senti bem em vários aspectos: melhorou a minha dor de cabeça, lombar e pernas. Enfim, me senti relaxada ao extremo, consegui dormir muito bem naquela noite. Para mim, foi muito melhor do que medicamento muscular. Pretendo aprender a praticar”, declarou a aluna Malu Custodio.

arrow_back Voltar para Notícias