Por dentro da linha de produção

Alunos da Educação Profissional, dos Cursos Noturnos, fazem visita a empresa do setor automobilístico

Estudantes dos cursos de Administração e Logística da Educação Profissional do Colégio Santa Cruz visitaram a linha de produção de caminhões leves, médios e pesados da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo na última terça-feira, 18 de setembro. A visita faz parte da iniciativa dos cursos que visa a proporcionar aos alunos uma experiência prática nas diferentes áreas de atuação.

Alunos antes da partida para a Mercedes Benz em São Bernardo do Campo

Na chegada à Mercedes-Benz, os estudantes foram recepcionados por funcionários da empresa, que os guiaram para o espaço de eventos. No local, foi apresentado um vídeo institucional que contou a história da Mercedes-Benz desde sua fundação, na Alemanha, em 1886, até sua chegada ao Brasil.

Alunos no espaço Mercedes no início da visita

Em seguida, foi realizada a visita da linha de produção de câmbio e motor dos caminhões. Nessa etapa, os alunos puderam vivenciar na prática os processos de uma indústria 4.0 (conceito que representa a automação industrial e a integração de pessoas com diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica e computação em nuvem, com o objetivo de melhorar os processos e aumentar a produtividade) e ficaram impressionados com a tecnologia utilizada na linha de produção. Eles puderam observar robôs realizando tarefas complexas, como a montagem de componentes e a entrega de peças, e máquinas inteligentes que controlam o processo de produção de forma autônoma. Além da parte de montagem, também foi possível observar os testes dos motores, quando tiveram a oportunidade de conversar com os colaboradores da Mercedes-Benz e tirar dúvidas sobre suas funções e trabalhos.

Alunos na linha de produção de câmbio e motor de caminhões leves e pesados da Mercedes-Benz

Por fim, os alunos foram encaminhados para a linha de produção de montagem dos caminhões, onde puderam observar como estes são montados a partir da longarina, que é a estrutura principal do veículo. Também viram robôs andando pela linha de produção levando os insumos aos colaboradores, além do sistema de “supermercado”, que é um sistema de armazenamento e distribuição de peças que garante que a linha de produção nunca fique sem materiais.

No final da linha de montagem, viram os caminhões acabados, prontos para serem destinados ao cliente final e relataram como ficaram impressionados com a rapidez e a eficiência da linha de produção. 

arrow_back Voltar para Notícias