Tecendo o saber

O projeto “Textos e Têxteis”, realizado pelos alunos do Ensino Médio da EJA, alia processos desenvolvidos nas aulas de Língua Portuguesa e Artes

Lindas tecelagens e cartas emocionantes estão expostas nos corredores do prédio que abriga as salas de aula do Fundamental 2 e dos Cursos Noturnos. “A origem comum das palavras têxtil e texto, do latim texere (construir, tecer) nos levou a convergir os processos vivenciados nas aulas de Língua Portuguesa e Artes”, conta Betania Dias Galas, professora de Arte da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Segundo ela, os alunos e as alunas do Ensino Médio do curso sempre demonstraram uma grande admiração pelas técnicas expressivas tradicionais – tecer, bordar, esculpir, desenhar, pintar, gravar, modelar, costurar (coisas feitas pelas mãos). “Resolvi trabalhar com a tecelagem porque ela possui características que fundamentam não só o fazer e a criação artística, como a própria origem da arte e dos processos de simbolização, nos diferentes povos e culturas espalhadas pelo nosso planeta”, explica a professora.

O processo começou com leituras de imagens que mostram a presença da linha na sua forma matérica (tecidos, costuras, amarrações) e abstrata (desenhos, escrituras) de tempos e lugares diversos. “Por exemplo, lemos e comentamos desde  imagens feitas por nossos ancestrais das cavernas até obras de artistas contemporâneos”, conta Betania.

Durante o processo, a ideia de trabalhar e criar coletivamente ganhou força e muitos trabalhos foram feitos por mais de uma pessoa. O espaço expositivo e a montagem da exposição foram pensados e executados pelo grupo de alunos. “O ninho para abrigar a foto do pássaro Txana uma das maiores inspirações do projeto foi tocado por quase todos os alunos das duas turmas da fase 2”, explica Betania.

arrow_back Voltar para Notícias