Cine Trabalho

Alunos da Educação Profissional assistem ao premiado “Marte Um” e participam de debate sobre os temas suscitados pelo filme

Nos dias 13 e 18 de setembro, os estudantes de Administração e Logística participaram do Cine Trabalho, evento semestral da Educação Profissional dos Cursos Noturnos do colégio, cujo objetivo é propor reflexões e discussões acerca das relações de trabalho na sociedade por meio da sétima arte.

O filme exibido em 13 de setembro foi “Marte Um” (2022). Dirigido pelo cineasta Gabriel Martins, teve sua estreia mundial no Festival de Sundance e ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado, além de ser escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023. O longa acompanha os Martins, família negra de classe média baixa que segue a vida entre seus compromissos do cotidiano e seus desejos e expectativas, tendo como pano de fundo a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país.

Plateia com pipoca

No dia 18 de setembro os alunos participaram de uma conversa sobre o filme mediada pela coordenadora da Educação Profissional, Sahsha Dellatorre, com os convidados especiais Carolinne Mendes da Silva, professora de história na EJA do colégio e na Prefeitura Municipal de São Paulo, doutora e mestra em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas na área de relações de gênero e raça no cinema brasileiro, e autora de O negro no cinema brasileiro (LiberArs: 2017), e Marco Cabral, professor de História e Sociologia no Ensino Médio do colégio e docente na pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP).

Debate sobre o filme Marte Um

Os professores convidados fizeram uma apresentação e destacaram pontos importantes sobre os quais conversaram com os alunos. A importância de Marte Um para o cinema nacional e internacional, a representatividade negra tanto no elenco como em sua equipe técnica, as perspectivas de trabalho apresentadas no filme por meio de suas personagens, as perspectivas de trabalho para a população negra no audiovisual brasileiro e os sonhos possíveis da classe trabalhadora foram alguns dos temas abordados.

O Cine Trabalho foi, assim, uma excelente oportunidade de refletir e discutir sobre assuntos essenciais para a formação de todo ser humano, como cinema, trabalho, questões étnico-raciais e antirracistas.

arrow_back Voltar para Notícias