Ler é compreender

 

A primeira edição dos Encontros de Formação, projeto criado pela Biblioteca do Colégio Santa Cruz, teve como convidadas Beatriz Gouveia, diretora da Educação Infantil da escola, e a psicóloga Silvia Queiroz Silveira Rea. Elas abordaram a questão da mediação na formação literária e o papel do leitor na coautoria nas obras de Anthony Browne. O autor é uma das principais referências quando se trata de livros-álbum contemporâneos. O gênero caracteriza-se pela complementaridade entre palavra e imagem e pela participação ativa do leitor no preenchimento de espaços não ditos oferecidos na leitura.

Na sua fala, Beatriz destacou a importância da leitura tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. “Um sistema democrático só funciona com a presença de escritores e leitores. Só funciona com cidadãos leitores que são capazes de ler seu mundo ao redor, são capazes de uma leitura crítica, no sentido freiriano, que se protegem de fake news”, afirmou.

Ela também lembrou os ensinamentos de Antonio Candido, para quem a literatura é um direito humano, e enfatizou a necessidade humana de habitar o terreno da imaginação.

Silvia contou como foi o processo de pesquisa, que se deu também com a realização prática de rodas de leitura com crianças em torno de 5 anos de idade.

A apresentação foi baseada em artigo escrito pelas convidadas e publicado no livro Literatura e educação.

Assista ao vídeo com momentos do evento: https://youtu.be/jG3b3Oq5a6Q .

Conheça a obra de Anthony Browne no mural preparado pela equipe da Biblioteca: https://pt-br.padlet.com/biblioteca_santacruz/pj5p7wjdooonyjac .

Se quiser se aprofundar nos temas abordados, veja a lista de referências bibliográficas preparadas pelas convidadas.

 

 

 

arrow_back Voltar para Notícias