Leitura crítica da mídia

A professora Flora Perelman discutiu a importância da educação midiática

No dia 15 de agosto, a professora Flora Perelman, da Universidade de Buenos Aires, proferiu a palestra “Leitura crítica das mídias: desafios didáticos”. O encontro marcou o encerramento da última trilha formativa. Desde o início do ano, o colégio ofereceu aos educadores trilhas formativas temáticas, com discussões sobre assuntos essenciais à boa prática pedagógica. Todas as palestras realizadas estão no canal da escola no YouTube.

A professora enfatizou que a educação midiática deve ser encarada como um direito, como uma condição para a cidadania, pois os meios exercem influência diária na vida das pessoas, que estão imersas na cultura da sociedade midiatizada. “As representações que os meios transmitem nunca são neutras”, afirmou. Ela ainda destacou que a escola é o lugar adequado ao desenvolvimento do senso crítico.

O papel formativo do professor e o planejamento das atividades didáticas também foram abordados no encontro, que foi mediado pela equipe do Núcleo de Educação Digital (NED) do colégio. Flora afirmou que, nessa ação, é importante saber como os alunos se informam, qual o meio mais utilizado e por quais notícias se interessam.

Assista à palestra.

arrow_back Voltar para Notícias