Encontro de Famílias 2024

Um sábado aquecido por boas conversas e trocas entre educadores, especialistas e famílias

Com o teatro lotado, Fábio Aidar, diretor geral do colégio, abriu a manhã dizendo que era uma grande alegria receber a todos para mais um encontro. Fábio reiteirou a importância da parceria entre famílias e escola “que cumprem papéis dferentes e complementares na educação de nossos alunos, os filhos de vocês”. A diretora pedagógica Débora Vaz contou como os temas das rodas de conversa foram escolhidos: “Durante todo o ano, os alunos e as famílias vão trazendo questões para a equipe de orientação. Temas que nos atravessam e sobre os quais precisamos pensar melhor.” Em 2024, planejamos o Encontro de Famílias a partir do eixo da saúde mental e do sofrimento na contemporaneidade, assuntos sempre presentes nos atendimentos da orientação educacional do colégio.

A palestra de abertura: A solidão dos hiperconectados, com a participação de Marcelo Veras, psiquiatra e psicanalista da UFBA, falou sobre como o imperativo de estarmos permanentemente conectados modificou o modo como vivemos. O mundo contemporâneo é vivido em telas, sob o olhar de câmeras, na tensão crescente das redes sociais. Como conservar a saúde mental nesse contexto? Veras, encerra sua fala justamente dizendo que as telas, a internet e a inteligência artificial vieram para ficar, “mas há algo da dimensão do prazer que tem que ser vivido em experiência mesmo, que é o que estamos fazendo aqui nesse encontro, entre a escola e as famílias.”

Pegando o gancho, ao convidar os presentes para as rodas de conversa com os especialistas, Débora Vaz insistiu na ideia de que mais pais e mães participem das atividades propostas pela escola. “Há fóruns, como o encontro, que potencializam a possibilidade de se conversar, inclusive sobre nossas discordâncias.”

Na galeria de fotos, vocês podem ver os temas e os especialistas que conduziram as rodas de conversa:

Assista a abertura do Encontro de Famílias 2024 e a palestra “A solidão dos hiperconectados”, com a participação de Marcelo Veras, psiquiatra e psicanalista da UFBA:

arrow_back Voltar para Notícias