“A literatura é uma janela para o mundo”

Encontro discute a importância da literatura infantil na abordagem de temas tabus

Como falar da morte com as crianças? E de sexo e questões de gênero? O encontro “Quando a literatura nos tira do lugar: os temas tabus nos livros para crianças”, com a participação da escritora e educadora Denise Guilherme e da coordenadora pedagógica Milou Sequerra, teve como objetivo discutir o papel da literatura na abordagem de assuntos considerados difíceis.

Denise comentou que alguns temas são, de fato, encarados como tabus, mas pelos adultos. As crianças fazem perguntas para as quais, muitas vezes, pais e educadores não têm resposta. Ela destacou que a literatura pode ser um caminho para ajudar a pensar, sem trazer verdades prontas. Segundo a escritora, por meio do estranhamento, a arte nos muda do lugar das certezas para o lugar das dúvidas.

No início de sua fala, Denise apresentou o livro “Serena finitude”, de Anelis Assumpção e Aline Bispo, que traz o tema da morte de forma poética, com palavras e ilustrações. Durante a sua exposição, mencionou, também, outros livros infantis que trabalham bem temas polêmicos. Ela comentou, ainda, que a seleção das obras é fundamental porque há livros que ratificam estereótipos. “A literatura constrói representações”, disse. Milou lembrou a importância da curadoria da escola na constituição do acervo da biblioteca.

“A literatura é uma janela para o mundo e um espelho. Ela nos faz olhar para fora e também para dentro”, afirmou.

Assista ao vídeo do encontro, que aconteceu no dia 22 de agosto no teatro do colégio.

arrow_back Voltar para Notícias