Vendo, mas não enxergando

Após a visita, na manhã do dia 17 de novembro, os alunos, em conjunto com a professora Nilma Paula Combas da Silva, escreveram o seguinte relato:

Os alunos da Ação Social do 5º ano visitaram o Instituto de Cegos Padre Chico e lá conheceram os alunos da mesma série, cegos e de baixa visão, para os quais gravaram uma áudio-descrição do curta metragem: “A Princesa dos Diamantes”, do filme “Príncipes e Princesas”, do diretor Michel Ocelot.

Fizeram um lanche coletivo para se integrar e, depois, em duplas ou trios, passearam pelo jardim dos sentidos, e puderam contar um pouco de si, das suas escolas, do que gostam de fazer. Os alunos do Instituto apresentaram uma música e a letra escrita em Braile, o que foi curioso para todos.

“Gostei bastante, porque eu conheci o Leo, um menino cego, e foi muito legal conversar com ele. Ele era engraçado e cantava muito bem”, Pedro Malzoni Almeida Ribeiro.

“Eu achei muito legal que eles só precisavam apoiar em alguma coisa para andar, mas eles já conheciam o lugar muito bem, e sabiam por onde ir, mesmo não enxergando. O Leo tinha muito ritmo, ele podia não enxergar, mas tinha muito mais ritmo que a gente que enxerga”, Julia Jardim Ferreira.

“Foi muito interessante saber como eles vivem sem enxergar e mesmo assim têm uma vida muito parecida com a nossa, as mesmas matérias da escola, as mesmas questões do dia a dia”, Laura Zanotti Magalhães.

“Eu gostei da visita porque foi uma experiência diferente, a gente não está acostumado a conviver com um sentido a menos como eles. E mesmo assim eles fazem tudo igual a todos nós, sem se atrapalhar, como eu imaginava”, Gabriela Monteiro Esmanhoto.

Foi uma manhã muito gostosa.

arrow_back Voltar para Notícias