Uma grande contadora de histórias

Edição especial das Noites Literárias discutiu a obra de Lygia Fagundes Telles

A última edição das Noites Literárias deste semestre teve, como convidadas, Lúcia Telles, neta de Lygia Fagundes Telles e curadora de sua obra, e Manuela Prado, professora de Língua Portuguesa do colégio.

Lúcia comentou sobre a importância das narrativas nas relações afetivas e familiares da escritora. Nas suas memórias infantis, está bem presente a figura da avó que contava várias histórias, mas não aquelas “próprias para crianças”, com finais felizes. Havia “histórias terríveis, que tiravam o sono”, confessou.

O encontro abordou características da obra de Lygia Fagundes Telles, especialmente do romance “As meninas e da coletânea de contos “Seminário dos ratos”, livros escritos durante o período da ditadura militar.

As falas de Lúcia e Manu foram enriquecidas com trechos de vídeos com depoimentos da escritora. Em um deles, ela comenta sua admiração pelo Padre Charbonneau, que traduziu “Ciranda de pedra” para o francês. A escritora contou também como trabalhou com alunos o seu conto “Natal na barca”, expondo o modo como o narrador se confunde com o autor empírico na cabeça dos leitores e como o fato narrado é associado à realidade.

Assista ao encontro.

arrow_back Voltar para Notícias