Prosa boa

Equipe da biblioteca participa da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Santa Cruz é parceiro da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga. Em um primeiro momento, fizemos uma campanha de arrecadação de livros paradidáticos ou de literatura (para os públicos infantil, infantojuvenil e adulto) para colaborar com a feira. E, depois, durante o evento, que aconteceu entra os dias 19 e 21 de abril, no dia 20, a equipe da biblioteca esteve presente no Coreto Antonio
Nicolau de Toledo (calçadão), fazendo a mediação de leitura com as crianças. A ideia era estimular a leitura e o intercâmbio de livros. Aproximadamente 40 crianças passaram pelo coretinho.

A seguir, compartilhamos relatos das educadoras do Santa que estiveram presentes:

“A cidade de São Luiz do Paraitinga vibrava em cores e acolhimento. Pequenos e pequenas, interessados em literatura, chegavam ao enfeitado Coreto, empolgados por ouvirem e conhecerem novas histórias. Foi um sábado muito agradável, com sorrisos, “prosa” boa e trocas inesquecíveis.” Fabiana Moura Silva, bibliotecária

“A 2ª Feira Literária de São Luiz do Paraitinga foi um evento delicioso! A parceria do Colégio Santa Cruz e a associação Ami São Luiz possibilitou oferecermos momentos de apreciação e fruição de leitura com as crianças e suas famílias. Ter acompanhado e mediado leituras com as crianças presentes no evento foi espetacular. Elas se abriram ao inesperado, apreciando cada virada de página dos livros e chamando, também, seus familiares que estavam próximos para compartilhar a experiência. A cidade, já reconhecida como importante pólo cultural do estado, já tem na Feira literária uma nova ‘tradição'”. Vida longa à Ami São Luiz e à Feira Literária! Isadora Gutjahr, professora da biblioteca e de Educação Infantil.

“A experiência de contar histórias em São Luiz do Paraitinga foi extremamente gratificante! A organização do evento escolheu o coreto, localizado na praça da cidade, como o cenário ideal. Decorado com tapetes e almofadas coloridas, o ambiente se tornou confortável e acolhedor. Durante o evento, compartilhamos a leitura de diversas obras para crianças entre 4 e 11 anos. Suas reações variadas – risos, curiosidade, entusiasmo, surpresa – nos orientavam para tornar a vivência ainda mais cativante. O público poderia levar um livro para casa, e auxiliá-los na seleção do gênero que mais lhes interessava, foi bem bacana. A frase de uma menina resumiu perfeitamente o nosso dia: “O tempo voou aqui!”. Sinto-me privilegiada por ter compartilhado esse momento com crianças e pais que valorizam o prazer da leitura. Destaquei para eles a importância de cada página e concluo este relato reafirmando: ler é abrir asas para a imaginação. Os livros têm o poder de transformar, inspirar e, acima de tudo, libertar.” Mariana Lupinaci, professora do 4º ano.

arrow_back Voltar para Notícias