O que a escola diz sobre nós?

Exposição na biblioteca mostra obras produzidas pelos educadores a partir da primeira, ou mais marcante, experiência escolar

Desde 2020, o NUPI (Núcleo de Práticas Inclusivas) organiza encontros formativos para as equipes dos setores administrativo, operacional e pedagógico, com o intuito de fomentar uma cultura anticapacitista no colégio. Neste ano, no mês de julho, a temática da formação foi “A importância da escola para todos” e o principal objetivo foi refletir sobre o caráter constitutivo da experiência escolar para o sujeito.

Na primeira parte do encontro, discutiu-se o texto “Homeschooling: a família não pode ser uma instituição total”, do pesquisador Rodrigo Mendes, que reforça o direito de todas as crianças e jovens frequentarem o espaço escolar. É na escola que se garante a ampliação das relações sociais e das vivências, que se diferem daquelas encontradas no meio familiar – aspectos intensificados no caso dos alunos com deficiência.

A partir da leitura, os educadores foram convidados a fazer uma produção pessoal que representasse a primeira, ou mais marcante, experiência escolar. O resultado foi um acervo com diferentes registros sobre as mais variadas memórias “da época da escola”: de brincadeiras com colegas na hora do recreio à sensação da primeira leitura. Essas memórias são agora compartilhadas na exposição “O que a escola diz sobre nós?”, na biblioteca do colégio.

Venham visitar!

arrow_back Voltar para Notícias