Noite Literária – “Cardumes de borboletas”

Clique aqui para se inscrever.

A nova edição das “Noites Literárias” discutirá a antologia “Cardumes de Borboletas”, organizada por Lubi Prates e Ana Rüsche. A obra reúne poemas de quatro poetas brasileiras do século XIX: Josephina Álvares de Azevedo (1851–1913), Narcisa Amália (1852–1924), Auta de Souza (1876–1901) e Gilka Machado (1893–1980). Essas escritoras, cujas obras foram frequentemente marginalizadas pela historiografia literária, desempenharam papéis importantes na construção da literatura brasileira. Contudo, apesar de sua relevância, muitas vezes foram silenciadas ao longo da história nacional. 

A seleção de poemas presente na antologia convida a refletir sobre o percurso da poesia brasileira, desde um período em que mulheres enfrentavam restrições para escrever até a atualidade. As organizadoras destacam que a poesia contemporânea deve muito à resistência e à força dessas autoras pioneiras, cujas obras continuam a inspirar e a enriquecer o cenário literário nacional. Pensando no nosso contexto escolar, “Cardumes de Borboletas” é uma leitura potente para a sala de aula, pois permite explorar o trabalho de quatro poetas nascidas no século XIX, que tanto foram influenciadas quanto influenciaram os movimentos literários de sua época, como o Romantismo, o Simbolismo e o Modernismo. 

O encontro acontecerá no dia 16 de junho, às 19h, na Biblioteca Pe. Charbonneau.

Recomenda-se a leitura prévia do livro. Para os interessados, é possível comprar a obra no site da editora Fósforo, com desconto de 20% usando o cupom csc_cardume20.

Convidadas

Lubi Prates é escritora, editora, curadora de Literatura e ativista visual. É doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e dedica-se às ações que combatem a invisibilidade de mulheres e pessoas negras. Tem quatro livros de poesia publicados (coração na boca, 2012; triz, 2016; um corpo negro, 2018; até aqui, 2021). O livro “um corpo negro” foi contemplado pelo PROAC com bolsa de criação e publicação de poesia e, além de ter sido finalista do 4º Prêmio Rio de Literatura e do 61º Prêmio Jabuti, também foi traduzido e publicado na Alemanha, Argentina, Colômbia, Croácia, Estados Unidos, França, Portugal e Suíça. O livro “até aqui” foi finalista do 64º Prêmio Jabuti. Tem diversas publicações em antologias e revistas nacionais e internacionais. Lubi Partes traduziu autoras como Maya Angelou, Audre Lorde, Lucille Clifton, Dionne Brand, bell hooks, entre outras. Coorganizou os festivais literários para visibilidade de poetas, [eu sou poeta] (São Paulo, 2016) e Otro modo de ser (Barcelona, 2018) e o 3º Festival Mário de Andrade (São Paulo, 2023). Também participou de muitos festivais literários prestigiados no Brasil e em outros países da América Latina, Ásia e Europa. Foi jurada do Prêmio Sesc de Literatura, Prêmio Oceanos e Prêmio Jabuti. É sócia-fundadora e editora da “nossa editora”. Atualmente, produz a sua primeira exposição fotográfica individual, Maternidade negra à luz.

Ana Rüsche é escritora, finalista do Jabuti. Seus últimos livros são o romance “Carga viva” (Rocco, 2025) e o livro de crítica “Quimeras do agora: Literatura, ecologia e imaginação política no Antropoceno” (Bandeirola, 2025). Publicou “A telepatia são os outros” (Monomito, 2019) e “Ferozes melancolias” (ensaios, Rua do Sabão, 2024), entre outros. Concluiu o pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Sua obra foi publicada na China, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Itália e México. Newsletter: https://anarusche.substack.com

Mediadoras

Manuela Prado é formada em Letras pela USP e professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2. 

Thais Neves é professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2, pesquisadora e tradutora. É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP e tem bacharelado e licenciatura em Letras. 

arrow_back Voltar para Notícias

Notícias relacionadas