Informação é poder

Sábado, 19 de março, as atletas do Meninas em Campo, projeto que faz parte do Programa de Cidadania e Inclusão pelo Esporte do Colégio, receberam a visita especial de integrantes da ONG Absorvendo Amor.
A organização toca projetos de redução da pobreza menstrual, por meio de doações de produtos de higiene íntima e conscientização sobre o tema, e tem como participantes alunos do ensino médio do Santa.

“Nossa atuação se dá por meio de doações de produtos de higiene íntima e conversas sobre saúde feminina com Luciene Barduco, nossa ginecologista parceira. O público alvo são estudantes de escola pública, moradores de rua e pessoas em estado de vulnerabilidade em geral. Também promovemos a conscientização sobre o tema da pobreza menstrual e do tabu que envolve a menstruação nas nossas redes sociais, através de posts expositivos e educativos”, conta a aluna da 3ª série Marina Gianini.

O evento contou com uma roda de conversa onde, em primeiro lugar, foram apresentadas opções ecológicas para a higiene íntima durante a menstruação. Logo depois, Luciene conduziu um papo muito rico, tirando dúvidas das atletas sobre dignidade íntima feminina. “Boa parte das dúvidas foi relacionada à menstruação, cólica e TPM, voltadas para a realidade delas, mulheres que sangram, mas continuam atletas”, explica a profissional, que além de ginecologista é sexóloga e mastologista. “Falei para elas: informação é poder. Quando capacitamos com informação de qualidade, contribuímos muito para o desenvolvimento e crescimento em segurança e os riscos de doenças e gravidez na adolescência diminuem muito”, completa.

Ao final da atividade, houve a distribuição de absorventes descartáveis para as atletas. “Fiquei impressionada com a escuta e atenção delas. Foi muito gratificante”, finaliza a médica.

arrow_back Voltar para Notícias