Encontros discutirão aspectos do romance “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves

A Biblioteca promoverá quatro encontros on-line de discussão literária, mediados pela professora de Literatura do Ensino Médio, Thais Toshimitsu, nos dias 28/9, 19/9, 10/10 e 7/11, das 19h às 20h30. A conversa terá como base a imersão no livro “Um defeito de cor”, sobre a diáspora negra no Brasil.

SINOPSE

O romance “Um defeito de cor”, publicado em 2006, alcançou notoriedade e repercussão mais recentemente entre a crítica e o público, ganhando destaque na mídia e provocando muitos diálogos com os mais variados campos da cultura – do Carnaval às exposições de artes visuais, passando pela televisão.

Ana Maria Gonçalves, escritora mineira, no seu segundo romance, produz o primeiro grande épico a respeito da diáspora negra no Brasil, depois de 5 anos de trabalho de pesquisa e escrita.

Com quase 1000 páginas, o livro apresenta-se como um desafio de leitura nos tempos atuais, mas sua dimensão deve-se à necessidade de contar acontecimentos que não tinham ainda sido assim representados em nossa literatura – é preciso nomear (e muito) a violência de que se faz nosso país. 

Thais Mitiko Taussig Toshimitsu

Doutora e mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, com pesquisa sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto. Em 2016, completou pesquisa de pós-doutoramento pela mesma instituição sobre o tema da poesia periférica de São Paulo. É professora de literatura do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz desde 2004.

arrow_back Voltar para Notícias