Aldeia, o blog da Educação Infantil

Entre as últimas postagens, um texto que fala sobre o período de acolhimento dos alunos e das famílias

“Pensei que ela ia chorar, mas que nada! Entrou sem olhar para trás e quem chorou fui eu…”

“Foram duas semanas até ele parar de chorar. Tive que trabalhar da escola, mas agora passou. Ufa!”

“Não sei quem está mais triste, se ele ou eu… separaram os dois…, mas já marquei com a escola para entender o que aconteceu.”

 “Queria tanto que ela ficasse com a professora do meu mais velho, mas não rolou. Essa eu não conheço… vamos ver como vai ser!”

Quem já passou pelo processo de adaptação das crianças na escola, certamente vai se identificar com as frases acima.

Mudar de escola, de período, conhecer novas pessoas são situações que se apresentam às crianças fazendo-as sentir com todo o corpo que a experiência da mudança carrega em si proporções de novidade e desassossego.  

O assunto escola passa a fazer parte das conversas para além dos contornos da instituição. O tempo de se habituarem ao novo espaço, às novas configurações de grupo vira tema da família.

Cada um sente o início das aulas, fenômeno social e coletivo, de forma subjetiva e leva para a escola, além do filho e da filha, a criança que um dia já foi. Aliás, essa é uma das características do encontro com a infância, retroceder no tempo, relembrando o que o correr dos anos ocultou.  

Quer saber mais sobre o período de acolhimento dos alunos e das famílias aqui no Santa? Leia o texto completo no Aldeia, nosso blog para ampliar os modos de ler, significar as ações das crianças e celebrar suas potencialidades e vitalidade em dizer e criar o mundo.

arrow_back Voltar para Notícias