“A palavra que resta”

Encontros discutirão aspectos formais e temáticos do romance de Stênio Gardel

A Biblioteca promoverá dois encontros on-line de discussão literária, mediados pela professora de Literatura do Ensino Médio, Thais Toshimitsu, nos dias 23/05 e 20/06, das 19h às 20h30. A conversa terá como base a imersão no livro “A palavra que resta”, primeiro romance do escritor cearense Stênio Gardel.

Temas relevantes de nosso tempo e, sobretudo, da realidade brasileira, estão presentes na obra, como o machismo, a homofobia, a misoginia e o racismo, mas nenhum deles toma o lugar do sujeito e de seu desejo.

Os encontros serão uma oportunidade de aprofundamento na narrativa que celebra a palavra estética na sua definição mais completa, porque não se deve esquecer de que literatura é também forma. 

SINOPSE

Em “A palavra que resta”, acompanhamos a trajetória de Raimundo, homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente interrompido e que, por cinquenta anos, guardou consigo uma carta que nunca pôde ler.

Thais Mitiko Taussig Toshimitsu

Doutora e mestra em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, com pesquisa sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto. Em 2016, completou pesquisa de pós-doutoramento pela mesma instituição sobre o tema da poesia periférica de São Paulo. É professora de literatura do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz desde 2004.

arrow_back Voltar para Notícias