Xeque-mate

No último sábado, 5 de outubro, o Pátio Azul do Colégio recebeu representantes de mais de 80 escolas da capital e do interior do estado de São Paulo. No total, 473 jogadores se enfrentaram nas disputadas partidas do Campeonato Paulista de Xadrez Escolar 2019.

A abertura do evento ficou a cargo de Moisés Zylbersztajn, coordenador de Tecnologia da Educação e Biblioteca do Colégio Santa Cruz: “Eu comparo a dedicação ao xadrez com nossos treinamentos esportivos ou o trabalho num time de robótica. Muitas vezes invisível, o resultado deste trabalho intelectual contínuo produz resiliência, respeito à qualquer adversário, raciocínio lógico apurado, capacidade de análise conjuntural, disciplina e concentração.”

Depois das falas do Presidente da Federação Paulista de Xadrez Ramon Arnal Carrasco e de Davy D’Israel, representante da Xeque & Mate, empresa responsável pela organização e arbitragem do evento, o árbitro André Salama explicou as principais regras e o número de rodadas para cada ano escolar. Após o hino nacional, hora de concentração máxima para as partidas.

O Campeonato Paulista é disputado por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 até a 3ª série do ensino Médio. As partidas são jogadas a um ritmo de 20 minutos para cada jogador, que participa de 5 ou 6 rodadas. O torneio distribui troféus para os três primeiros colocados e medalhas de 4º a 6º lugar, no feminino e no masculino, para cada ano escolar, além de apontar os campeões estaduais para o ano de 2019.

“Vinte alunos nossos participaram e ficamos em 6º lugar na classificação das escolas. Gradualmente, estamos incluindo o xadrez entre as práticas fundamentais do Colégio”, finaliza Moisés.

arrow_back Voltar para Notícias