“Vós sois todos irmãos e irmãs”

Alunos e educadores do Ensino Fundamental 2 assistem à Missa de Páscoa no teatro do colégio

A abertura da celebração foi realizada pelo Irmão Edson Pereira, C.S.C., que lembrou que o mote da Campanha da Fraternidade deste ano foi a inspiração para o tema da Missa de Páscoa: “fraternidade e amizade social”. E desejou que nesta vivência pascal “possamos abrir nossos corações e mentes para buscarmos resgatar o sentido de relações humanas baseadas no respeito e na reciprocidade em vista do bem comum, de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária.”

Em sua homilia, Padre Laudeni Ramos Barbosa, C.S.C., celebrante da missa, citou a carta do Papa Francisco que diz: “Neste ano, com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, os bispos do Brasil convidam todo o povo brasileiro a trilhar, durante a quaresma, um caminho de conversão, baseado na carta encíclica Fratelli Tutti, que assinei em Assis, no dia 3 de outubro de 2020, véspera da memória litúrgica de São Francisco.” Pe. Laudeni também fez referência ao texto do Evangelho escolhido, Mateus 23,1-12, que nos leva a refletir como o diálogo é essencail para a cultura do encontro e como o colégio acende nossa vocação para formarmos uma comunidade de irmãos e irmãs.

Durante a Oração da Comunidade, acompanhado por alunos da Catequese, o diretor geral do colégio Fábio Aidar lembrou que nossa comunidade escolar é formada por mais de 10 mil pessoas, se somarmos alunos e familiares, professores e educadores de todos os setores. “É o equivalente a muitas cidades do Brasil.”

A música esteve presente em diversos momentos, como é tradição em nossa escola, e ficou por conta da Banda Fundamental, composta por professores. Entre as canções executadas, “Gente”, de Caetano Veloso, “Oração de São Francisco”, na versão de Pe. Casimiro Arguello, “Canção da América”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e “Tá escrito”, de Carlos Rodrigues, Gilson Bernini e Xande de Pilares. Ao final da celebração, o professor de música Vicente Valery contou como cada música havia sido escolhida e disse que elas conversavam com o tema da missa, nos lembrando do valor da amizade e trazendo uma mensagem contra o bullying, a exclusão e o cancelamento.

arrow_back Voltar para Notícias