Um mero conjunto de livros?

As transformações da biblioteca ao longo do tempo e suas possíveis funções no presente foram algumas das questões abordadas no curso Bibliotecas na contemporaneidade, oferecido entre maio e junho no Colégio Santa Cruz por Amanda Leal, professora colaboradora no Departamento de Jornalismo e Editoração (ECA/USP) e pós-doutora em Ciência da Informação (ECA-USP e UNESP-Marília).

Em dois encontros, a pesquisadora mostrou como diferentes momentos históricos se relacionaram com a biblioteca e discutiu o reposicionamento dessas instituições em um contexto marcado por mudanças tecnológicas, novos suportes de leitura, acesso facilitado à informação e compreensão da importância da informação – problematizando, ainda, a capacidade atual de realmente aprender e aproveitar esse conhecimento.

“Enquanto a biblioteca era um conjunto de livros físicos, a gente precisava ir até esses espaços para acessá-los e tinha esses profissionais e esses ambientes que organizavam o conhecimento. A partir do momento em que há essas transformações, há também uma grande transformação do lugar da informação na sociedade, o que faz com que a gente tenha que repensar o sentido da biblioteca”, afirmou a palestrante.

O evento, aberto também a profissionais de outras instituições, integra uma série de ações relacionadas ao projeto da nova biblioteca – que vem mobilizando os educadores do Colégio em torno da construção de um novo prédio, planejada para acontecer entre este e o próximo ano.

 

arrow_back Voltar para Notícias