Todos juntos

No último dia 25/07, os funcionários foram convidados a assistir à palestra “Qual é o papel do funcionário na inclusão de pessoas com deficiência?”, ministrada pela gerente de projetos Mara Ligia Kiefer, da consultoria i.social, parceira do Colégio no Projeto Incluir.

Anteriormente, diretores e gestores já haviam participado de uma ação onde receberam informações sobre a contratação de pessoas com deficiência (PCD), gestão desse quadro de funcionários e relacionamento.

A conversa da consultoria especializada com os funcionários visava informar o papel de cada um no acolhimento e adaptação da pessoa com deficiência e provocar uma reflexão sobre mitos e preconceitos que rodeiam o tema. “Não podemos restringir a pessoa com deficiência e cabe aos empregadores oferecer todas as possibilidades para que elas possam se desenvolver, permanecer e crescer na empresa. Os colegas podem perguntar como ajudar, mas usando sempre o bom senso e a naturalidade”, explicou Mara.

De acordo com o Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 45,6 milhões de brasileiros com deficiência ou mobilidade reduzida, ou seja, 24% da população.

A legislação estabelece a obrigatoriedade de as empresas com cem ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência (conhecida como Lei de Cotas; art. 93 da Lei nº 8.213/91). Promulgada em 1991, a lei estimula as empresas a iniciarem programas de inclusão e a buscarem alternativas para que este tipo de contratação seja feita da maneira correta. O Santa Cruz, por ter mais de 500 funcionários, deve empregar 5% de pessoas com deficiência.

arrow_back Voltar para Notícias