Seminário EJA 50 Anos

Link para inscrição: http://www.santacruz.g12.br/agenda

50 anos da EJA do Santa Cruz

Para celebrar as cinco décadas da Educação de Jovens e Adultos no colégio e refletir sobre os desafios da modalidade no Brasil, organizamos um seminário, que acontecerá no dia 1º de novembro, das 17h às 22h30.

Confira a programação e as minibios dos convidados.

Os 50 anos da EJA no Santa Cruz e a EJA no Brasil

Sérgio Haddad, Orlando Joia e Fernando Frochtengarten

Sérgio Haddad

Doutor em História e Sociologia da Educação pela USP. Foi coordenador do Curso Supletivo do Colégio Santa Cruz, professor da PUC-SP e professor visitante do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oxford – UK. Atualmente, é pesquisador da ONG Ação Educativa. É pesquisador sênior do CNPQ.

Orlando Joia

Biólogo graduado pela USP. Ingressou no Colégio Santa Cruz em 1976, exercendo a função de diretor dos Cursos Noturnos entre 1990 e 2017. Realizou também trabalhos de assessoria na área de Educação de Adultos por intermédio de duas organizações não governamentais: Cedi Centro Ecumênico de Documentação e Informação (1981-1994) e Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (de 1994 a 2000).

Fernando Frochtengarten

Biólogo, psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social. Trabalhou por 25 anos nos Cursos Noturnos do Colégio Santa Cruz como professor, coordenador e diretor. Hoje coordena o projeto da nova EJA da Fundação Bradesco.

As perspectivas da EJA no Brasil do século XXI: novos caminhos

Franciele Busico, Maria Adélia Ruotolo e Luana Tolentino

Franciele Busico Lima

Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Mestra em Estética e História da Arte (PGEHA/USP). Graduada em História, Pedagogia e Comunicação Social/ Rádio e Televisão. Atua como coordenadora geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2016. Foi professora da educação básica e do ensino superior. É membro da coordenação colegiada do Fórum EJA do estado de São Paulo.

Maria Adélia Ruotolo

Formada em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco.  Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Direito Educacional e Sintaxe e Semântica da Língua Portuguesa. Coordenadora geral do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini e conselheira suplente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo. 

Luana Tolentino

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Professora de História da Educação Básica desde 2008, tem se dedicado à Formação Inicial e Continuada de Professores. É autora dos livros “Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano na discriminação no Brasil” e “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”.  É pesquisadora do NEIA -Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade/UFMG.

arrow_back Voltar para Notícias