Preparando cidadãos para o mundo

Educadores de Santa Cruz do Brasil reuniram-se com educadores de várias partes do mundo em Austin, Texas, EUA

Nos dias 24, 25 e 26 de março, aconteceu a Convocação 2022, evento anual que, em razão da pandemia, não se realizava presencialmente desde 2018. Promovido pelo The Holy Cross Institute, o encontro ocorreu na St. Edward’s University, em Austin, Texas, EUA, e reuniu mais de 225 educadores de Santa Cruz e convidados vinculados à educação católica de várias partes do mundo. O tema desta edição foi “Preparando cidadãos para este mundo e para o reino dos céus”.

Hoje, o Instituto trabalha com 18 escolas (entre primárias e secundárias) e oito universidades, em 14 estados dos EUA e também representa instituições de ensino em 16 países, dos cinco continentes.

Inspirados pelo legado de Basile Moreau, os participantes refletiram sobre temáticas relacionadas à educação integral, capaz de formar crianças e jovens como agentes de transformação da nossa sociedade em uma sociedade mais justa e igualitária. Foram reafirmados os compromissos em favor da nossa missão educacional, iniciada, há quase dois séculos, na França, com a fundação da Congregação de Santa Cruz.

À alegria do reencontro presencial juntou-se a profundidade das reflexões empreendidas, com destaque especial para temas como “O futuro da educação católica: desafios e oportunidades” e “A construção de espaços culturalmente seguros”, entre outros.

Representando o Brasil, estiveram presentes o Diretor Geral, Fábio Aidar, a Diretora de RH, Fernanda Petta, e o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Rogozinski (do nosso Colégio); os religiosos Irmão Edson da Silva Pereira e Irmão Ronaldo Antônio de Almeida, Superior distrital e presidente da Congregação no Brasil, Geani Moller Cavallaro e Márcia Savioli (da Mantenedora) e Daniel Angelon e Juliana Tiziani Lemos (do Colégio Notre Dame, em Campinas). “Como sempre, fomos muito bem recebidos. Percebemos que todos nós comungamos dos mesmos quatro pilares da Educação de Santa Cruz: trazer esperança, ser família, educar corações e mentes e construir respeito”, conta Fábio Aidar.

Boas práticas em educação

A delegação do Colégio participou ainda de um desdobramento da viagem. Com o intuito de trocar experiências, Fábio, Fernanda e Marcelo aproveitaram para percorrer escolas americanas. “Visitamos a Ransom Everglades, a Carrolton, a Gulliver Prep e a L’Atelier para conhecer boas práticas no que diz respeito à gestão, ao currículo e à infraestrutura. Aprendemos bastante, mas também vimos similaridades com processos desenvolvidos no Santa Cruz”, afirma Fernanda.

arrow_back Voltar para Notícias