Polarização, desinformação e regulação das redes sociais 

O que fazer quando a mentira e a verdade não importam mais? 

No ano de 2024, mais de 2,6 bilhões de pessoas serão chamadas a votar em diversos países, como Índia, Estados Unidos, Israel e Brasil. A difusão de boatos e calúnias pelas redes sociais pode arruinar o debate público. Como enfrentar a desinformação impulsionada pela Inteligência Artificial (IA)? Há saídas? E se as inverdades triunfarem? Quais são os caminhos para fortalecermos a democracia? 

Não é preciso fazer inscrição para participar do evento.

CONVIDADOS 

Eugênio Bucci  

Superintendente de Comunicação Social da USP e professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), é membro do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz, do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, entre outros. É autor de vários livros e articulista do jornal O Estado de S.Paulo

Francisco Cruz 

É diretor executivo e cofundador do InternetLab. É advogado, mestre e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor no programa de pós-graduação em Direito Digital da Fundação Getúlio Vargas e membro do Comitê Diretivo do Movimento Global pela Democracia (World Movement for Democracy). Fundou e coordenou o Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da Universidade de São Paulo. É autor de diversas obras. 

O encontro será mediado por educadores do colégio. Para o envio de perguntas, acesse o formulário. 

MEDIADORES 

Marco Cabral • É doutor em História pela USP. Foi professor e pesquisador nos programas de mestrado da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade de Vassouras. Foi ganhador do prêmio Casa Grande & Senzala pela coautoria da obra História das crianças no Brasil. Especialista em história do Brasil, publicou São Paulo: 1932. É docente na pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e leciona História e Sociologia no Ensino Médio do Colégio Santa Cruz.   

Eduardo Chammas • É mestre e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, professor de História do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio e consultor pedagógico em Ciências Humanas para a educação básica. 

Ana Carolina Vieira Ribeiro • É mestra pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. E graduada em Pedagogia pela USP e especialista em Artes Visuais. É membro do Comunidata da PUC/SP, um grupo de pesquisa sobre comunicação, redes digitais e sociedade. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Educação Digital do Colégio Santa Cruz.  

arrow_back Voltar para Notícias