O fantástico mundo da Matemagincana

No início da tarde de sexta-feira, dia 11 de maio, com o teatro lotado, a coordenadora pedagógica e professora Mônica Torkomian, idealizadora e organizadora da Matemagincana, abriu a décima edição da competição, comemorando o seu sucesso. Ela relembrou quando, há 10 anos, propôs uma versão tímida – se comparada com a versão atual – do evento e duvidou-se de que os alunos se disporiam a passar a tarde de sexta resolvendo enigmas matemáticos só para “brincar”, sem receberem nota em troca. Hoje se pode dizer que a Matemagincana é, para muito alunos e ex-alunos, o evento mais esperado do ano e envolve mais de 500 pessoas, com participação de estudantes do Ensino Médio, professores e estagiários.

“Mundos fantásticos” foi o tema que norteou a X Matemagincana. No palco da abertura, foram apresentados os 5 mundos que guardariam os mistérios e as pistas para os competidores: Atlântida, Transilvânia, Infância, Terra Média e Contos de fada.

Na sequência, cada uma das 19 equipes se reuniu em uma sala para a resolução de problemas, que formam uma espécie de caça ao tesouro em que as pistas são enigmas lógicos e as atividades envolvem habilidades de estimativa, memória, comunicação e estratégia.

No meio da tarde,  parte dos componentes de cada grupo saiu pela escola em busca das pistas, espalhadas pelos pátios, jardins, biblioteca, salas de oficinas, laboratórios, teatro, quadras, salas do Fundamental e ginásio. Impossível andar pelo Colégio sem esbarrar com jovens correndo esbaforidos por todos os lados, ou sentados em grupo no chão, debruçados sobre algum problema. Os locais das pistas estavam cuidadosa e caprichosamente decorados de acordo com o tema da corrente, e em cada uma havia alguns ex-alunos, também devidamente fantasiados, orientando as atividades.

Elaborar e executar todas as atividades desse evento dá muito trabalho. Para realizar essa tarefa,  Mônica Torkomian tem contado, ano a ano, com o trabalho de seus “mônions”, nome carinhoso dado aos ex-alunos que, voluntariamente, se oferecem para participar da organização e reúnem-se semanalmente aos domingos, desde fevereiro, preparando a competição, e com a colaboração de instamônios, outros voluntários que ajudam no dia do evento.

arrow_back Voltar para Notícias