O direito dos povos indígenas no Brasil

Colégio exibe o documentário “Mapear Mundos”, do ex-aluno e sócio-fundador do ISA – Instituto Socioambiental Beto Ricardo

No dia 17 de junho, o colégio promoveu uma sessão especial do documentário “Mapear Mundos”, com Beto Ricardo e Fany Ricardo e dirigido por Mariana Lacerda. O documentário revela histórias e depoimentos de figuras-chave na luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Beto Ricardo é ex-aluno do Colégio Santa Cruz e sócio fundador do ISA – Instituto Socioambiental, uma organização reconhecida nacional e internacionalmente pelo trabalho que realiza há mais de 30 anos em defesa das comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas.

A exibição contou com a participação da professora Gilda Pompéia, do Ensino Médio do Santa, e do biólogo e ambientalista João Paulo Capobianco, também ex-aluno do colégio.

Gilda Pompéia destacou a longeva relação do colégio com a Amazônia, lembrando que, neste ano, completam-se 25 anos desde que o Santa Cruz iniciou as expedições de seus alunos para a região. “Quando começamos a ir, fui buscar informações sobre a região no Instituto Socioambiental”, revelou.

João Paulo Capobianco, que foi aluno de Beto Ricardo no colégio, compartilhou memórias afetivas do ex-professor e amigo. “Na hora do intervalo, ele não ficava na sala dos professores, ficava no pátio com os alunos, sempre muito acessível.”

As trajetórias de Beto Ricardo e João Paulo Capobianco se entrelaçaram em diversas ocasiões e instituições ao longo dos anos. Um dos pontos de maior conexão é justamente o Instituto Socioambiental (ISA), evidenciando o compromisso de ambos com a causa socioambiental brasileira.
O documentário “Mapear Mundos” está disponível gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Socioambiental.

arrow_back Voltar para Notícias