O dia em que o carro elétrico do Rei subiu a rampa da garagem

Construído com aproximadamente 1000 baterias usadas de notebook, o projeto contou com a parceria de alunos e professores

“Hoje, eu saio do colégio com o carro andando!”, vaticinou Reinaldo Espinosa, que foi professor de Física do colégio por mais de 30 anos. Ele se referia a um carro a gasolina que converteu em elétrico, em um projeto pessoal que virou pedagógico, e contou com a participação de muitos alunos e colegas, ao longo dos últimos anos.

E não é que Rei venceu a aposta que fez com o diretor geral Fábio Aidar (amigo e colega de disciplina)? O carro já tinha circulado pela garagem do colégio, mas havia a dúvida se teria força suficiente para subir a rampa, que tem uma inclinação de 11 graus. Fábio brincava que “se o carro não subisse, os alunos teriam que fazer um mutirão para empurrá-lo.”

Rei, que se aposentou em 2022, esteve no colégio no dia 7 de junho, para participar da última aula do semestre da eletiva disciplinar “Máquinas e motores em ação”, ministrada pelos professores de Física Monaliza Fonseca e Fábio Aidar. O professor deu uma aula para os alunos da eletiva, contando curiosidades sobre os carros elétricos e explicando, em detalhes, como foi o processo de transformar um carro convencional em elétrico, no caso, o “carro elétrico made in Santa Cruz”. Reinaldo fez questão de ressaltar a pegada sustentável do projeto: a ideia era construir a bateria usando pilhas de notebook usadas. Das 7 mil que recebeu de doações de toda a comunidade, 1008 puderam ser aproveitadas. A fórmula utilizada foi: 1008 pilhas associadas na configuração 84 em série X 12 em paralelo, com energia de aproximadamente 7 kWh. Só para vocês terem uma ideia, a energia de uma única pilha é 3,5 V x 2 Ah = 7 Wh.

Após a explicação teórica, chegou a hora da verdade e alunos e professores se dirigiram à garagem. Lá, Reinaldo mostrou o antigo motor do carro, muito mais pesado, e foi explicando, in loco, todas as etapas de trabalho e testes realizados com o veículo até o dia D.

Foi com muita torcida, e com o professor Fábio na carona, que Rei ligou o carro, que é muito silencioso, e começou a dar voltas na garagem até estar pronto para, enfim, subir a rampa. A plateia vibrou e aplaudiu o feito. Rei, muito feliz e realizado, encerrou um ciclo na nossa escola e agora pode andar por aí, curtindo seu carro elétrico!

arrow_back Voltar para Notícias