O Colégio celebra 71 anos

Uma missa reuniu no teatro alunos, educadores e religiosos da Congregação de Santa Cruz

15 de setembro é o dia de Nossa Senhora das Dores, ou Nossa Senhora de Santa Cruz, padroeira da congregação de Santa Cruz. Não por acaso, foi o dia escolhido para comemorar o aniversário da nossa escola, fundada há 71 anos por padres canadenses.

Logo na abertura da missa, Ir. Edson Pereira, C.S.C., diretor da pastoral, nos lembrou que o tema da celebração era Ser Comunidade: “Uma comunidade que se abre para além de seu espaço físico, seja pelas amizades aqui construídas e que se expandem, estudos, vivências e trocas de saberes que acompanham educandos e educadores por toda uma vida e que se sustentam em nosso senso de pertencimento e comunhão fraterna.”

Em sua homilia, Padre Laudeni C.S.C., orientador espiritual do colégio, disse que “a caridade é um gesto de amor, principalmente por aqueles que são diferentes de nós. O amor é essencial para estarmos em sintonia com Deus.” A fala casou perfeitamente com o a oração da comunidade, que veio a seguir, e foi realizada por meio de um vídeo em que os alunos do Ensino Médio declamaram trechos de músicas, como este, de “O sal da terra”, de Beto Guedes:

“Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Para melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois”

Em comunhão com o espírito de solidariedade que esteve presente durante todo o rito, no momento de ação de graças, outro vídeo mostrou todas as iniciativas de ação social realizadas por nossos alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. Logo a seguir, duas alunas que participam do voluntariado deram seus depoimentos, dizendo que mais do ensinar elas aprendem muito com o trabalho de ação social e convocaram mais alunos a participar.

Uma das ações sociais do colégio é realizada na aldeia indígena do Jaraguá e, neste ano, a missa de aniversário convidou todos a doarem alimentos para a comunidade. Os donativos lotaram as caixas coletoras.

Como já é tradição, a animação musical ficou por conta da Banda Fundamental, composta por professores e alunos. Entre as canções escolhidas, “A ordem das árvores”, de Tulipa Ruiz, “Amor de índio”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos e “O som da pessoa”, de Gilberto Gil e Bené Fonteles.

O diretor geral Fábio Aidar fez o encerramento da missa, agradecendo a todos os presentes, como o Ir. Ronaldo de Almeida, superior distrital e presidente da Congregação no Brasil, e parabenizando os 580 educadores, os 3350 alunos e os milhares de ex-alunos e familiares. Fábio usou uma metáfora matemática para falar da potência de nossa comunidade: “Uma alegria compartilhada em comunidade é multiplicada exaltando ainda mais esse sentimento, como é hoje o sentimento de comemoração de mais um ano de vida da nossa querida escola.”

No final, com muita alegria, o teatro lotado cantou os parabéns para o colégio e o Pe. Lourenço, que atuou como orientador espiritual no Santa Cruz por 11 anos, apagou simbolicamente uma vela.

O dia de comemorações seguiu com um momento muito aguardado por todos, a hora de comer o famoso bolo de chocolate do aniversário do Santa. Viva!

arrow_back Voltar para Notícias