MovimentAÇÃO

A 2ª edição da iniciativa da equipe de serviço social do colégio promoveu o acesso dos alunos dos Cursos Noturnos a direitos básicos

No dia 30 de setembro, sábado, alunos dos Cursos Noturnos e seus familiares participaram da 2ª edição do MovimentAÇÃO. O mutirão, realizado entre 10h e 16h, ofereceu uma ampla gama de serviços na área da saúde, com uma triagem feita pela equipe de enfermagem do colégio para identificação de doenças como diabetes, pressão alta, probabilidade para osteopenia, e atendimentos individuais com médicos (dermatologista, oftalmologista, ginecologista, cardiologista, urologista, mastologista, fisioterapeuta e psiquiatra). Também foram promovidas rodas de conversa esclarecedoras e foram oferecidos atendimentos jurídico e do mundo do trabalho (elaboração de currículo e divulgação de vagas de empregos, agendamentos para regularização de documentação e ofertas de cursos e capacitações). 

“Neste ano, proporcionamos também a promoção da saúde por meio da beleza, considerando o bem-estar físico, mental e social, com limpeza facial, massoterapia, corte de cabelo, tintura e escova”, conta a assistente social Patrícia Zorovich Pierini.

A equipe de ação social do colégio trabalhou com a parceria do Programa Jaguaré Caminhos, por meio do SAV (Serviço de Atendimento à Vulnerabilidade) e do CCP (Centro Cultural e Profissionalizante), unidades do programa, e do SEBRAE, do Kairós Rh, do Doutor Saúde O3, do Novo Olhar – Fundação Dr. Marcelo Cunha e de muitos profissionais, pais de alunos que, voluntariamente, disponibilizaram sua expertise para atender cerca de 250 pessoas. 

No planejamento e no desenvolvimento da iniciativa, a participação da coordenação do voluntariado do SAN foi fundamental. Destacamos também a Mantenedora da Congregação de Santa Cruz, com o apoio da coordenadora geral social, Lilian Bughi.  

“Sabendo que alguns direitos fundamentais previstos na Constituição Federal são educação, saúde e trabalho e conhecendo as enormes dificuldades de acesso, durante a elaboração da ação para este ano, visamos a atuações que contribuíssem com eles, mas também com a redução do risco de doenças, além do acesso à saúde por meio da beleza, que contribui com o lado emocional, trazendo mudanças na autoestima”, Patrícia Zorovich Pierini, assistente social.

arrow_back Voltar para Notícias