Missa da Família 

Cerimônia celebrou o acolhimento e a convivência  

No sábado, véspera do Dia das Mães, foi realizada a Missa da Família. A cerimônia, celebrada pelo Padre Laudeni Ramos Barbosa, teve como foco a valorização da convivência, do sentimento de pertencimento nos diversos modelos de configuração familiar.  

O material impresso do evento foi ilustrado por crianças do 3º ano, com desenhos de cenas cotidianas em que se sentem acolhidas. “A proposta foi lembrar e reforçar o amor da família, com vivências preciosas do dia a dia”, contou Fernanda Sá, professora da Catequese. 

Segundo a professora Maria Carolina Ramicelli, “os alunos e as alunas da Catequese foram convidados a refletir sobre algumas situações vivenciadas pela Sagrada Família – Jesus, Maria e José – e relacioná-las às experiências vividas por nós no convívio familiar.  Pelas histórias que lemos na Bíblia, como a anunciação, o nascimento de Jesus, a apresentação do menino Jesus no templo, a presença de Maria na morte e na ressurreição de Seu Filho, identificamos situações cotidianas que nos aproximam da Sagrada família e reconhecemos o quanto Deus derrama seu infinito amor sobre nossos lares e sempre age para que nossa convivência seja leve e especial, apesar das dificuldades”. 

A partir dessa reflexão, foram preparados símbolos que aproximam as famílias do que Jesus, Maria e José viveram em vários momentos de suas vidas. A procissão marcou o início da Mesa da Palavra, com a entronização da Bíblia.  Foram confeccionados cartazes, presentes, ramalhetes de flores e muitos corações, que foram levados ao altar, para expressar a gratidão às famílias e a união com a Sagrada Família. 

Após a missa, houve um lanche coletivo, com pratos trazidos pelas famílias. Foi um momento de compartilhamento, que concretizou o sentimento predominante no encontro. 

De acordo com o Ir. Edson Pereira, diretor da Pastoral, o ápice da celebração foi a extensão da comunhão entre todas as famílias presentes. “Houve um ótimo espírito de convivência fraterna, de encontros e reencontros entre os participantes. Cada família foi convidada a compartilhar um prato típico de sua família e escutamos belas e memoráveis histórias. Inspirados em Jesus e seus discípulos, também nos reunimos em torno do pão compartilhado, o qual se tornou mais saboroso, pelo grandiosíssimo gesto da partilha”, declarou.   

Na ocasião, em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, foram recebidas doações de alimentos não perecíveis para pessoas dos Cursos Noturnos em situação de insegurança alimentar. A campanha de arrecadação ainda continua ativa, com caixas coletoras nas portarias do colégio. Também é possível contribuir por meio de depósito via PIX: doacao@santacruz.g12.br. Solicita-se que o campo da mensagem seja identificado como Campanha da Fraternidade.

arrow_back Voltar para Notícias