Funcionários em formação

Com os alunos em férias, a primeira semana de julho no Colégio Santa Cruz foi de muitas atividades… para os funcionários. Uma programação especial, que se prolonga até o fim do mês, foi pensada para atender a três eixos: capacitação profissional, formação cultural e maior proximidade com o projeto pedagógico.

Nos dias 3 e 4, um grupo de inspetores participou do “Curso de Tecnologia Aplicada ao Trabalho”, oferecido por Ricardo Martins, professor de Comunicação e Tecnologia na 1ª série do Ensino Médio. Buscando principalmente treinar para o suporte a equipamentos usados em sala de aula, o encontro abordou aspectos relacionados a rede, som e projeção e o funcionamento de programas correntes.

Também no dia 4, foram oferecidas duas versões da Oficina Maker. Os participantes conheceram a história da cultura “faça você mesmo” e desenvolveram atividades como as realizadas nesse espaço pelos alunos.

Na primeira, supervisores e coordenadores foram desafiados a criar, em vinte minutos, um veículo que se deslocasse com a força do vento. Divididos em equipes, tinham à disposição materiais como palitos para churrasco, tampas de garrafa e folhas de papel. Na segunda sessão, os funcionários receberam a tarefa de construir um abajur de sucata usando como fonte de energia uma placa de solar.

Já na quinta-feira, dia 5, dois grupos realizaram uma visita monitorada à Biblioteca Parque Villa-Lobos. Guiados por profissionais da própria instituição, os funcionários do Colégio conheceram o seu projeto diferenciado, que inclui diversas estratégias para democratizar os espaços de leitura. A atividade faz parte de uma série de ações relacionadas à nova biblioteca, que o Colégio deverá receber no próximo ano.

Contemplando os períodos de férias da equipe de funcionários, a programação será repetida na segunda quinzena de julho. Serão realizados também cursos de primeiros socorros, uma formação sobre alunos em situação de inclusão e uma palestra da diretora pedagógica, Débora Vaz, sobre o papel da equipe administrativa e operacional no processo educativo.

 

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