“Formação de professores no contexto da educação inclusiva”

No dia 6 de junho, o Núcleo de Práticas Inclusivas do Colégio Santa Cruz realizou seu primeiro encontro para educadores com o tema: “Formação de professores no contexto da educação inclusiva”.

O palestrante convidado foi o psicanalista Rinaldo Voltolini, doutor em psicologia pelo IPUSP e pós doutor em psicogênese e psicopatologia pela Université Paris XIII e autor do livro “Psicanálise e formação de professores: Antiformação docente”.

O evento foi a abertura de uma série de encontros formativos na área da educação inclusiva que a escola pretende realizar. A intenção é circular reflexões e saberes sobre a área, articulando o diálogo entre teoria e prática.

O encontro contou também com uma breve introdução feita pela coordenadora Lucila Bernardes sobre o trabalho do Núcleo, seguida de dois relatos feitos pelos professores Heloisa Traldi do 2º ano do Ensino Fundamental 1 e Fernando Reis, professor de Educação Física do 8º ano. Ambos contaram sobre suas experiências com crianças em situação de inclusão, ressaltando desafios, dificuldades e realizações.

Rinaldo Voltolini fez uma análise dos impasses da educação inclusiva, se reportando a fala dos professores presentes e teceu considerações sobre os paradoxos que residem nesse processo, bem como a importância de se refletir sobre a identidade do professor ao se deparar com os efeitos da inclusão.

Além dos educadores do colégio, o encontro contou com a presença expressiva de educadores de outras instituições da rede pública e privada, reafirmando a relevância da discussão sobre a diversidade no campo da educação nos dias de hoje.

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