Escola, lugar da relação entre alunos e educadores


Professoras do Colégio Santa Cruz foram homenageadas em universidades norte-americanas 
 

Em maio, a professora Ana Luiza Petillo Nery, que leciona Química no Ensino Médio, foi aos Estados Unidos para receber a homenagem do Prêmio Terman de Engenharia.  A sua indicação veio da ex-aluna Ligia Melo, estudante do curso de Ciência da Computação de Stanford, que ganhou destaque na sua área. O prêmio reconhece tanto os melhores graduados da Stanford Engineering como os professores que tiveram um papel central na sua jornada acadêmica.  

No seu depoimento, Ligia destacou:  “A Dra. Nery é uma professora maravilhosa com uma grande paixão pela química e que demonstra um grande cuidado com os seus alunos. Ela encorajou-me a perseguir o meu interesse pela ciência e a seguir os meus sonhos e ambições, mesmo quando eles pareciam loucos e rebuscados. Ela foi um grande exemplo a seguir e mentora, a quem pude confiar ao longo da minha carreira escolar e mais além disso. Estou muito grata pelo impacto duradouro que ela teve em mim; ela é extremamente merecedora desta honra”, declarou Ligia no evento.  

Ana Nery emocionou-se com a homenagem. “É impossível colocar em palavras: um misto de emoção e a sensação de ter vivido um sonho que, de tão impossível, sequer foi sonhado”, disse.  

Não é a primeira vez que uma professora da nossa escola recebe uma homenagem internacional. Luciana Soldi, professora de Filosofia, e Elizabeth Zaki, professora de Física, já foram destacadas por ex-alunos.  

Beth lembra a surpresa que teve quando, em 2017, antes de iniciar a aula de Astronomia em conjunto com o professor Fábio Aidar, diretor geral do colégio, ele avisou à turma que iria ler uma carta recebida de Stanford. Ali, ela ficou sabendo que havia sido homenageada por indicação de seu ex-aluno Raul Galo Dagir. “O educador tem o compromisso de deixar como legado a possibilidade de o aluno ser um cidadão melhor e superar o mestre. Eu lembro que os olhos do Raul brilhavam, ele era encantado pelo conhecimento”, afirmou Beth.  No depoimento sobre a professora que o motivou, o aluno destacou a conciliação entre teoria e prática que animava as aulas.  

Luciana Soldi, por sua vez, foi homenageada duas vezes pela Universidade de Chicago. Em 2018, por indicação de Gustavo Pellegrini Baptista Ferraz Dias e, em 2021, de Isabela Sartori Pacheco. “O mais importante é o reconhecimento dos alunos, a valorização do aprendizado. Escola é o lugar da relação entre aluno e professor, o lugar do vínculo”, afirmou Luciana. Ela ainda destacou a alegria pelo fato de que a disciplina de Filosofia foi lembrada como fundamental na formação desses estudantes.  

arrow_back Voltar para Notícias